Como Integrar Mesa de Corte com NeoExpressWin usando interface Tally ou GPI

Tipicamente, a máquina do NeoExpressWin possuirá uma saída serial do tipo DB09. Esta saída deverá ser conectada à entrada serial de comunicação da mesa, que tipicamente possui formato variado, como DB09, DB25 ou DB37.

 

Caso não haja na máquina do NeoExpress saída DB09, recomendamos uma placa RS-232 DTE.

 

Tipicamente, não é necessário um conector completo na ponta da mesa (uma cabeça DB37, por exemplo). Basta usar os fios da outra ponta do cabo e conectá-los diretamente aos pinos da mesa. Entretanto, do ponto de vista do NeoExpressWin, ele sempre irá receber um sinal (no caso, Tally/GPO) formatado para DB09 e interpretá-lo com a seguinte relação de pinos:

 

Dessa forma, sempre que o NeoExpressWin estiver configurado para receber Tally/GPI irá mapear o sinal CTS em Tally1 / GPI1 respectivamente, DCD para Tally3 / GPI3 e assim por diante. Geralmente, não é necessário se preocupar com essa especificação, usando uma porta de comunicação RS-232 DTE, basta seguir o mapa de pinos. Isso é, conectar no pino 8 um sinal para Tally1 e assim em diante.

Para que o sinal seja reconhecido, é necessário que seja configurada tensão mínima em cada pino de entrada (sinal binário 0), podendo variar dependendo da placa usada. Os valores típicos são +3v até +15v e -3v até -15v, para os pinos de entrada (1,2,6,8) e o pino “Common” (7) possui valor de saída de ≈+15v;

Para integrar a mesa ao NeoExpressWin usando interface Tally, é necessário ligar os pinos DB09 ao DB37 (exemplificando como se a mesa possuísse DB37) corretamente. É necessário verificar no manual da mesa qual o pino corresponde ao “Common”, isso é, quando a mesa estiver configurada para receber Tally, qual pino ela utiliza para receber sinal do NeoExpressWin, e por sua vez devolve-lo em um dos pinos de Tally assim designado. Na figura abaixo, temos um exemplo de uma mesa onde o pino 1 é o common da mesa, dessa forma ligamos o pino 7 do NeoExpressWin ao pino 1 da mesa. E os outros pinos de Tally de acordo com o que foi configurado na mesa para essa entrada, como o pino 2,3,4,5 nesse caso.

Para integrar a mesa ao NeoExpressWin usando interface GPI, é necessário que os configurar a mesa para envie apenas sinal quando for ativado a respectiva interface, uma configuração alternativa que as mesas utilizam é enviar sinal constamente em determinado pino e apenas reduzir a tensão quando recebe um evento. O NeoExpressWin necessita que os pinos devam estar em estado de “Low Level”, ou seja, as portas conectadas devem estar ausentes de sinal (ou fora do range de sensibilidade da placa (entre -3v até +3v). E, quando ativar os pinos, o ideal é enviar sinais preferencialmente contínuos. Além disso, o Ground do BD09 (PIN 5) deve ser usado de acordo com a necessidade da mesa.

OBSERVAÇÕES

  1. A montagem na DB37 foi usada como exemplo, podendo ser realizado em qualquer outro formato conforme pinagem da mesa.

  2. É preciso verificar se o sinal que a mesa envia via GPI é static ou unico. Assim, será possível garantir o correto funcionamento desse protocolo para o NeoExpressWin.

  3. Segue abaixo mapa dos pinos DB37 em interfaces Tally e GPI da Carbonite como exemplo.