eMAM - Descritivo

O MAM é um sistema de gerenciamento de mídia escalonável. Suas ferramentas de gerenciamento de ativos e transcodificação ajudam os grupos de trabalho a catalogar, compartilhar e proteger todos os ativos e projetos, e otimizam cada arquivo para uso.

O MAM (Media Asset Manager) ajuda você a fazer o seguinte:

Ø  Organize seus ativos de mídia em um sistema de armazenamento

Ø  Acompanhe cada arquivo e projeto

Ø  Converte seus arquivos em quantos formatos desejar

Ø  Ajuda os usuários a encontrar o arquivo certo rapidamente

Ø  Protege seu arquivo com os direitos de acesso apropriados concedidos a cada usuário

Ø  Exporta e entrega seus arquivos em qualquer formato

Ø  Interface entre o seu arquivo e as ferramentas de edição e playout

Ø  Acompanha as ações realizadas em seu arquivo o MAM é ideal para qualquer organização que tenha um armazenamento valioso e crescente de ativos de mídia.

Construído para acomodar todos os tamanhos de organizações com necessidades em constante mudança, o MAM pode crescer para suportar tudo, desde um pequeno grupo de trabalho local até uma empresa global. O MAM é um sistema baseado em servidor cliente. Como um sistema escalonável, os usuários podem inicialmente hospedar vários componentes do lado do servidor em um único servidor. À medida que o catálogo e as necessidades dos usuários se desenvolvem, cada um dos componentes do servidor será instalado em seu próprio servidor ou compartilhado entre vários servidores.

Módulos

Gerenciador de Banco de Dados (EDB)

Consiste em todas as tabelas e funções de banco de dados eMAM, procedimentos armazenados e tarefas em segundo plano. Opção de colocar o banco de dados eMAM em vários servidores para redundância e backup. Item Obrigatório.

Gerenciador Gateway (EGWY)

Executado no servidor web. O eMAM Gateway está diretamente conectado ao eMAM Database e todos os outros componentes do eMAM, se comum com o eMAM Gateway para obter/definir as informações do banco de dados. Os clientes podem ter vários módulos de software eMAM Gateway sendo executados em vários servidores para fins de redundância e backup. Item obrigatório.

Gerenciador de Análises (EAGWY)

Executado no servidor web. Os componentes do eMAM interagem com o Analytics Gateway para gerar análises.

eMAM Client (ECLIENT)

Interface da Web simplificada para usuários finais da eMAM que desejam visualizar, compartilhar, solicitar e fazer download de conteúdo. Esta é uma interface completamente personalizável que pode ser marcada para diferentes clientes. O eMAM Client pode ser instalado com outros componentes do eMAM ou pode ser instalado em um ou mais servidores, dependendo do requisito do cliente. Este componente pode ser instalado em um servidor virtual também. Item opcional.

eMAM Director (EDIRECTOR)  

Interface de gerenciamento rica em recursos da eMAM. Todas as ajustes e configurações do eMAM podem ser feitos através desta interface. Este software pode ser instalado em um servidor independente ou pode ser instalado no mesmo servidor em que outros componentes do eMAM estão sendo executados. Pode haver várias instâncias do Software eMAM Director sendo executadas a partir de vários servidores da Web para fins de redundância e backup. Item obrigatório.

·         Submódulo PROJETOS

Projetos são criados para agrupar e organizar ativos para determinados usos, que podem ou não estar associados a um Adobe Premiere projeto ou uma produção do Adobe Anywhere. O widget pode ser usado para coletar mídia e criar sequências brutas para edição em um NLE software ou aplicativo como o Adobe Premiere. Você pode adicionar Projeto, adicionar Caixas e criar sequências.

·         Submódulo CATEGORIAS

As categorias permitem que administradores ou usuários / grupos tenham permissão para organizar seus ativos em um modelo hierárquico. No eMAM, um usuário é membro de um ou mais grupos de usuários: acesso a uma categoria de ativos é restrita no nível do grupo de usuários. O widget Categorias exibirá todas as categorias às quais um usuário tem acesso (os administradores têm acesso a todas as categorias e projetos).

·         Submódulo SUBCLIPES

O widget Subclipes permite que os usuários criem um clipe menor a partir do vídeo original. Este widget é disponível apenas para recursos de vídeo. Subclipes fazem parte de um recurso de vídeo completo. Este widget permite que um usuário marque um ou mais pontos de entrada (início) e saída (parada) em um arquivo de vídeo.

·         Submódulo MARCADORES

O widget “Marcador” permite adicionar marcadores com base no código de tempo com uma descrição. Esta opção estará disponível apenas para recursos de vídeo e áudio. Marcadores são usados para identificar sons importantes ou ação em um determinado ponto de uma sequência ou clipe. O widget “Marcador” adiciona marcadores com título e descrição em um horário específico. Os marcadores são pesquisáveis por título ou descrição, portanto, um marcador entre milhares de vídeos pode ser encontrado usando uma pesquisa básica ou avançada (função de pesquisa de marcadores) se marcado com palavras-chave relevantes.

·         Submódulo APROVAÇÃO

Os usuários podem querer que um ativo seja aprovado por outra pessoa, internamente (um usuário do eMAM) ou externamente. O widget Aprovação é usado para enviar notificações por e-mail com um link para arquivos proxy para que outros revisem.

·         Submódulo eBIN

O eBIN é um método para compartilhar um grupo de ativos por meio de links de e-mail com um player personalizável, para compartilhar ativos em postagens de mídia social (com várias opções) e para o download de ativos diretamente no computador do usuário. Os destinatários do eBIN não precisam de habilidade técnica e podem usar qualquer conexão com a internet para visualizar o conteúdo.

·         Submódulo PREVIEW

O widget PREVIEW exibe uma visualização de todos os vídeos, áudio e imagens e outros arquivos de documentos.

·         Submódulo METADADOS

O widget de metadados é usado para armazenar informações pesquisáveis sobre os ativos. A parte principal de um ativo é conhecido como “essência” (os quadros de vídeo do ativo de vídeo, as notas musicais de um clipe de áudio etc.), enquanto todas as informações sobre um ativo são conhecidas como "metadados". O widget de metadados exibe as informações do ativo, metadados incorporados, metadados personalizados e tags para o ativo selecionado. O eMAM pode conter qualquer número de campos de metadados e todos eles pesquisável. Portanto, atribuindo títulos, autores, descrições, metadados personalizados e as tags de um recurso facilitarão a pesquisa desse recurso e também podem acionar adequadamente fluxos de trabalho automatizados. Os usuários podem atualizar / alterar apenas título, descrição, autor, conjunto de metadados campos e categoria de um ativo.

·         Submódulo HISTÓRICO

O widget Histórico do ativo mostra todas as ações executadas em um determinado ativo. Ele exibe a data de ação, os detalhes da ação, o usuário que executou a ação e o número de identificação do usuário.

·         Submódulo EMBED

O eMAM permite que usuários autorizados tenham permissão para compartilhar o player de vídeo para que os ativos promovam o compartilhamento gratuito e irrestrito do conteúdo. As organizações que adotam mídias sociais e outros compartilhamentos abertos de conteúdo podem aprovar o uso dessa função, enquanto outras organizações podem restringir ou proibir seu uso. O sistema pode gerar uma tag EMBED, que executará o player de vídeo em outro site ou um Link SHARE, que é um link curto (URL) para um usuário compartilhar um vídeo para reprodução em um navegador.

·         Submódulo NAVEGAÇÃO (BROWSER)

O widget de navegação é usado para visualizar os ativos que você armazenou no sistema eMAM. Na navegação widget, você pode ver os ativos disponíveis ou escolhidos, navegar pelas páginas de ativos e escolher um ativo individual para visualização e outras funções. O usuário pode escolher um ativo clicando neste. Depois que um ativo é escolhido, os seguintes widgets mudam para refletir as informações sobre esse recurso: visualização, metadados, comentários, histórico, incorporação, aprovação, versões de arquivo, marcador, Informações, transcrição, quadros-chave e subclipe. O usuário também pode optar por procurar apenas os ativos residente em áreas de armazenamento, arquivamento, nuvem ou armazenamento de origem usando o menu suspenso do widget.

·         Submódulo PAINEL DE CONTROLE

O painel mostra em tempo real o que está acontecendo no sistema eMAM. O widget Painel de Controle indica o status de operações concluídas ou pendentes de ingestão, entrega, arquivamento ou nuvem e status de limpeza. Depois que o arquivo desaparece do Painel, esse processo está concluído.

·         Submódulo FILTRO DE PESQUISA

O widget Filtro de Pesquisa permite ao usuário executar o que é chamado de "pesquisa facetada". Ele pode ser usado para pesquisar ativos com base em projetos, categorias, tipos de ativos, tamanho do ativo e muito mais.

·         Submódulo LINHA DO TEMPO / VISUALIZADOR DE LINHA DO TEMPO

O widget Timeline e Timeline Preview são usados para montar uma sequência aproximada para visualizar ou exportar para um aplicativo de software NLE como o Adobe Premiere Pro. Você pode adicionar subclipes e clipes completos para a linha do tempo. O widget Linha do tempo é usado para criar novas sequências ou visualizar / editar sequências existentes que farão parte de um projeto para colaboração, revisão de edição etc. Este widget é usado em conjunto com o widget Projeto e o widget Visualização da Linha do Tempo. O usuário pode visualizar sequências no widget Visualização da linha do tempo.

·         Submódulo ENTREGA

A entrega usa a cópia original do ativo de resolução nativa para criar uma versão nas especificações necessárias para o destino necessário.

·         Submódulo COMENTÁRIOS

O widget Comentários permite ao usuário visualizar e / ou inserir comentários para o ativo selecionado no widget procurar / visualizar. Os comentários podem ser filtrados por aprovação, eBin ou comentários originados por ativos.

·         Submódulo INGEST

O widget Ingest é usado para fazer upload de ativos no sistema eMAM.

·         Submódulo VERSÃO DO ARQUIVO

O widget Versão do arquivo indica informações básicas sobre o ativo, além de um resumo gráfico de onde os arquivos do ativo estão localizados: nuvem, origem, armazenamento e / ou arquivamento.

·         Submódulo VERSÃO DO PROJETO

O widget Versões do Projeto (que não deve ser confundido com o widget Versão do arquivo acima), trabalha em conjunto com o widget Projeto para acompanhar as alterações no Projeto. Ele listará os ativos atualizados à medida que são alterados no processo de fluxo de trabalho (editar / colaborar / editar). Esse widget é útil para acompanhar as várias versões através dos vários estágios de desenvolvimento e colaboração do projeto. Também é útil se uma versão anterior do projeto precisar ser acessada e reutilizada como um projeto atual ou novo.

·         Submódulo FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS

O widget Admin Tools é um método conveniente para fazer login na página Admin Tools e gerenciar atividades administrativas. O administrador não precisa fazer login na interface do administrador separadamente para executar atividades administrativas. Em vez disso, eles podem gerenciar atividades administrativas da própria página do Director Admin Tools usando o widget Admin Tools. A página Ferramentas Administrativas pode ser usada pelos administradores para executar tarefas como Gerenciar Usuários, Gerenciar Metadados, Gerenciar Tags, Gerenciar Tipos de Ativos, Site Analytics, Relatórios, Projetos e Links.

·         Submódulo QUADROS-CHAVE

O widget de quadros-chave pode ser usado para fazer upload de imagens personalizadas para vídeos e torná-lo como miniatura padrão.

·         Submódulos INSIGHTS / TRANSCRIPT

O eMAM é capaz de aproveitar os recursos de Inteligência Artificial (AI) para extrair informações significativas de ativos de áudio e vídeo. Os ativos ingeridos no eMAM podem ser indexados aos serviços de IA usando gatilhos de fluxo de trabalho para extrair e marcar insights significativos dos conteúdos de vídeo e áudio.

·         Submódulo COMPARAR

O widget “Comparar” pode ser usado para reproduzir simultaneamente dois arquivos de vídeo e compará-los. O widget de comparação é dividido em 2 regiões; painel esquerdo e painel direito. Você pode facilmente arrastar e soltar vídeos em cada painel do player.

eMAM Mobile (EMOB)

Interface de navegador para Android, Blackberry, iPhone e iPad. Pré-visualização, metadados (visualização), comentários (visualização/inserção) e descrição (visualização) são suportados nesta interface. Esse componente pode ser executado em várias máquinas para fins de redundância e backup.

Gerenciador de Arquivos (EARCH)

Este módulo irá arquivar ativos para qualquer arquivamento baseado em disco (LTO, ODA ou Nuvem)

Delivery Service (EDS)

Componente de software em execução como um serviço de segundo plano de um servidor Windows. Este serviço é integrado com o eMAM Transcode Manager para gerenciar transcodificação e entrega para vários locais em vários formatos de arquivo. O serviço de entrega eMAM pode ser configurado em vários servidores para fins de balanceamento de carga e backup. Esse componente gerenciará a transcodificação e a entrega de mídia em vários formatos.

eMAM S3 Connector

Este é um serviço de janelas multi-thread executando em segundo plano para fazer o upload dos arquivos de baixa resolução e arquivos originais para os respectivos buckets de armazenamento em nuvem com base na configuração do eMAM Director. A interfaces eMAM carregará os ativos da nuvem ou do armazenamento on-line, com base na existência desse ativo no armazenamento em nuvem ou no armazenamento on-line. Novo Suporte foi adicionado para o IBM Cloud Object Storage, o NetApp Storage Grid entre outros.

eMAM Feeder

Este é um aplicativo de desktop independente que permitirá o ingest de conteúdo externo ao sistema eMAM. O eMAM feeder permite que o conteúdo seja colocado em projetos ou categorias selecionados e marcado antes de ser processado. Se uma organização quiser conteúdo externo carregado no eMAM de pessoas que não têm acesso ao eMAM, essas pessoas só precisarão receber o eMAM feeder.

eMAM DeskLink

O DeskLink abre uma nova maneira de interagir com o eMAM, que ajuda os usuários a procurar projetos / categorias e ativos. Ele pode funcionar como um gerenciador de downloads, um gerenciador de upload e também um navegador de ativos de desktop. Usando este mini aplicativo eMAM, os usuários podem baixar ativos de um projeto ou categoria, visualizar várias opções de ativos, aplicar filtros de pesquisa, aplicar paginação e visualizar ativos em uma exibição em miniatura ou de lista. É possível instalar facilmente o aplicativo eMAM DeskLink clicando na opção Download. 

eMAM Transcode Manager

Este é um componente de software em execução como um serviço de segundo plano de um servidor Windows 2008R2 ou Servidor 2016. Este serviço se comunicará com o eMAM Gateway para obter as configurações do cliente e Watch folders. Este componente trabalha com transcodificadores em nível de API para criar proxies ao transcodificar os arquivos de áudio e vídeo que entram no sistema. Esse componente geralmente tem que estar sendo executado a partir de um servidor diferente do banco de dados / servidor da Web eMAM para aumentar o desempenho. Vários gerenciadores de transcodificação eMAM podem ser instalados em vários servidores que podem se comunicar com várias instâncias do ProMedia Carbon / Telestream Vantage para fins de balanceamento de carga e transcodificação multithread e também de backup. Isso seria instalado no que chamamos de servidor de aplicativos eMAM.

Recursos de IA

Em sua versão mais recente, o eMAM, em colaboração com diferentes fornecedores de IA, como (Microsoft Azure Video Indexer, VoiceBase), oferece os seguintes recursos de IA aos nossos clientes:

 ·         Reconhecimento facial: o eMAM identifica a presença de indivíduos (incluindo celebridades) em um vídeo, com base em uma biblioteca de rostos conhecidos e os marca com miniaturas de rosto automaticamente.

 ·         Reconhecimento de objetos: o eMAM identifica vários objetos em um vídeo (incluindo humanos, carros, animais etc.) e os marca automaticamente.

 ·         Reconhecimento de marca: o eMAM detecta marcas específicas mencionadas no conteúdo de áudio / vídeo e as marca automaticamente.

 ·         Tradução de idiomas: o eMAM converte textos de um idioma para outro usando a lista de idiomas suportados pelos fornecedores de IA.

 ·         Análise do discurso: o eMAM determina as atitudes, opiniões e emoções expressas pelo falante no vídeo e os agrupa em sentimentos neutros, positivos e negativos na guia Sentimento da fala do widget Insights.

 ·         Fala para texto: as palavras faladas nas gravações de vídeo / áudio são convertidas em textos legíveis.

 ·         Reconhecimento visual de texto / OCR: os caracteres de texto impresso ou escrito do conteúdo do vídeo são reconhecidos, extraídos e exibidos. 

Características gerais do software:

 ·         Oferece exibição de vídeo completa, busca diversificada, fácil catalogação, personalização de arquivos e integração com sistemas de armazenamento;

·         Sistema cliente - servidor;

·         Logs de eventos e falhas do servidor;

·         Aplicação cliente voltada para a plataforma Web;

·         Permite aos clientes o acesso aos serviços oferecidos de qualquer ponto na intranet e/ou internet;

·         Utiliza o sistema Microsoft SQL SERVER para banco de dados;

·         Suporta os mais variados equipamentos e servidores certificados pela indústria;

·         Possibilidade de utilizar mais de um projeto para a melhor adequação ao Workflow;

·         Sistema escalável, desenvolvido para um ou vários clientes;

·         Suporta áudios, fotos, documentos, planilhas, PDF’s e arquivos de texto;

·         Suporta uma ampla variedade de formatos de vídeos (MPG, M2P, AVI, F4V, MXF, GXF, MOV, XDCAM, MP4, TS, WMV, WAV, M4A, P2, Microsoft Smooth Streaming TM);

·         Possui suporte a uma ampla variedade de codecs de áudio e vídeo (MPEG2, DV, DVCPRO, Uncompresssed, DVCPRO50, DVCPRO100HD, DNxHD, H.264/AVC, AVC-Intra, Apple ProRes, IMX, VC-1, PCM, AAC, WMA);

·         Realiza conversão de arquivos para os principais formatos via FFMPEG;

·         Possuir opção para automatização de criação de proxy, index, storyboard e transcodificação;

·         Possibilita edição utilizando proxy através da integração com editores de vídeo;

·         Possui estrutura flexível de metadados, customizados por usuário;

·         Importação e exportação de metadados customizados via XML;

·         Possibilita a importação de metadados do MAM (Gerenciador de Mídias) e do banco de dados de terceiros;

·         Os arquivos de proxy são configuráveis para exibição via rede;

·         Possibilita a geração de playlists e exportação para exibidores e sistemas de automação;

·         Integração com as principais APIs de inteligência artificial do mercado;

·         Alto nível de segurança ao acesso do sistema, por meio de permissões de usuário;

·         Integra com Active Directory;

·         Suporta qualquer tipo de armazenamento, como NAS, SAN, DAS e Cloud;

·         Personalização de layout para melhor utilização do usuário;

·         Suporta uma ampla variedade de armazenamentos on-line, nearline e offline, desde um único drive a uma biblioteca inteira de fitas ou discos ópticos;

·         Possui busca simples e avançada;

·         Possibilidade de realizar buscas por meio do nome e/ou metadados do ativo;

·         Possibilitar a criação de automatização de workflows;

·         Mecanismo de monitoração de pastas e arquivamento automático de conteúdo com os campos de metadados;

·         Permite inclusão de modelo para metadados da pasta e seu conteúdo;

·         Possibilita a criação de pasta para busca personalizada de conteúdo, podendo ser configurados diversos perfis de buscas;

·         Disponibiliza diversas opções de automação de acordo com os metadados do conteúdo;

·         Reprodução em baixa resolução dentro do MAM através de seu player, sem a necessidade de um terceiro software;

·         Player integrado com suporte a marcações in e out, execução fast/slow motion, marcadores simples e sensores de áudio e vídeo;

·         Possibilita a edição em cortes secos;

·         Possui sistema de versionamento onde é possível verificar as alterações realizadas no ativo; Sistema de versionamento de arquivos e metadados, que permite possuir múltiplas versões do mesmo ativo;

·         Poder ser realizada marcação em vídeos para fácil localização e também auxiliar em edições;

·         Possui integração com o YouTube, sendo possível publicar o vídeo direto do MAM. 

Requisitos de Hardware

eMAM Vault / eMAM Publish

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 8 Cores @ 2,66 GHz

Memória

Mínimo de 16 GB

Disco Rígido

2x HDD 15K RPM 500 GB em RAID 1

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Dual Port SFP+

Storage

Conexão SAN, NAS ou DAS

Usuários

Até 10 (Vault) ou 25 (Publish) usuários cadastrados

eMAM Workgroup

Web + Database Server

Memória

Mínimo de 32 GB

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 8 Cores @ 2,66 GHz

Disco Rígido (Sistema)

2x SSD 120 GB 6 GB/s em RAID 1

Disco Rígido (Armazenamento)

2x HDD 1TB em RAID 1

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Dual Port SFP+

Application Server

Memória

Mínimo de 16 GB

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 8 Cores @ 2,66 GHz

Disco Rígido (Sistema)

2x SSD 120 GB 6 GB/s em RAID 1

Disco Rígido (Armazenamento)

2x HDD 3TB em RAID 1

GPU

Nvidia Quadro P2000, GTX 1050 ou superior

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Single Port SFP+

eMAM Enterprise

Web Cluster Server x2

Memória

Mínimo de 16 GB

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 8 Cores @ 2,66 GHz

Disco Rígido (Sistema)

2x SSD 120 GB 6 GB/s em RAID 1

Disco Rígido (Armazenamento)

2x HDD 1TB em RAID 1

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Dual Port SFP+

Database Cluster Server x2

Memória

Mínimo de 32 GB

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 6 Cores @ 2,66 GHz

Disco Rígido (Sistema)

2x SSD 120 GB 6 GB/s em RAID 1

Disco Rígido (Armazenamento)

2x HDD 3TB em RAID 1

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Single Port SFP+

Application Server

Memória

Mínimo de 16 GB

Processador (CPU)

2x Processador de no mínimo 8 Cores @ 2,66 GHz

Disco Rígido (Sistema)

2x SSD 120 GB 6 GB/s em RAID 1

Disco Rígido (Armazenamento)

2x HDD 3TB em RAID 1

GPU

Nvidia Quadro P2000, GTX 1050 ou superior

Fonte de Alimentação

Mínimo de 600 W

Placa de Rede

NIC 10Gbps Single Port SFP+

Softwares SO + B.D.

Sistema Operacional

MS Windows Server 2012 R2, 2016 ou 2019 Standard. Uma instalação para cada servidor da infraestrutura, todos na mesma versão.

Banco de Dados

MS SQL Server 2014 ou 2017 Standard

Estação Cliente

Sistema Operacional

macOS, Microsoft Windows ou Linux

Processador (CPU)

Processador de no mínimo 2 Cores @ 2 GHz

Memória

Mínimo de 4GB

Navegador Web

Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, Opera ou Safari.


Demais informações

Departamento de Projetos SNEWS: +55 61 3044-7878 – projetos@snews.tv