Será no menu Espelhos que ocorrerá a estruturação, edição, aprovação e fechamento do jornal/programa.
O espelho possui integração com softwares como GCs, Playouts, Teleprompter e MAM's.
MODELOS DE ESPELHO
A opção ‘Modelos de Espelho’ foi pensada para que o processo de criação dos programa ficasse mais ágil. A partir de espelhos predefinidos, o editor do programa tem mais facilidade e perde menos tempo na criação de blocos e laudas.
Então, o editor do jornal não precisa, toda vez que for criar um novo espelho, estruturá-lo novamente. É possível já deixar a grade pré-definida e depois, ao criar um novo espelho, é só adicionar o conteúdo. Inclusive, se há laudas que se repetem, já é possível deixá-la com algum conteúdo inserido, como uma vinheta de abertura, por exemplo.
Dica: antes de começar a utilizar o sistema, crie modelos de espelho. Isso facilitará a estruturação do jornal.
CRIANDO UM MODELO DE ESPELHO
Ao clicar no menu Espelho, no canto direito em MAIS, há a opção Modelos de Espelho. Clique para começar a criar o modelo.
Depois de clicar em “Modelos de espelho” selecione o “Programa” para o qual o modelo será criado e clique em “Novo”. Em seguida, insira o nome do modelo de espelho e clique em 'Criar’.
O próximo passo é estruturar a grade do espelho. Por padrão o stand-by já faz parte do modelo.
Para adicionar blocos cliquem em +Bloco e para laudas, em +Lauda.
Adicione a quantidade de blocos necessária e em cada um, o número de laudas normalmente utilizadas. Para renomear os blocos, basta clicar no campo disponível no canto esquerdo do bloco.
No modelo, as laudas são adicionadas em branco, mas podem ser inseridas informações como:
Tipo: selecione o tipo da lauda
Retranca: insira a retranca da lauda
Repórter: selecione o nome do repórter
Ed. de imagens: selecione o nome do editor de imagens
Editor: selecione o nome do editor
Mídias: insira o número, nome, ou ilha da mídia que será utilizada
Tempo de Cabeça: caso a lauda seja preenchida com texto, automaticamente o tempo de cabeça será contabilizado, mas também é possível definir manualmente o tempo.
Tempo de VT: adicione o tempo de VT (muito utilizado em vinhetas, merchans fixos e etc)
Total: apresenta a soma do tempo de cabeça, nota pé, Vt e nota coberta (se preenchidas dentro da lauda ou na grade)
Excluir: o ícone de lixeira permite a exclusão da lauda
Com um clique, é possível editar os campos na grade do modelo.
Caso queira incluir/editar informações na lauda, é preciso efetuar duplo clique. Neste caso, a lauda será aberta para que se preencha as informações:
Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar (canto superior direito). Em seguida, Fechar.
Observe que na página principal há algumas ações que podem ser feitas:
Novo: esta opção permite que se cria um novo modelo de espelho. Neste cenário, deve-se seguir o passo a passo de como criar um modelo de espelho.
Copiar: esta opção permite que se replique o modelo já criado para outros programas. Ao selecionar ‘Copiar' aparecerá a janela abaixo. Deve-se inserir o nome do modelo e escolher para qual programa deseja copiar. Ao clicar em 'Salvar’, o programa selecionado terá o modelo criado e será exatamente igual ao de origem.
Excluir: ao selecionar esta opção, o modelo de espelho será excluído por completo e não é possível recuperá-lo. Clique em ‘Sim' para confirmar a exclusão do bloco e 'Não’ para desistir da ação.
Padrão: esta opção indica que ao abrir um novo espelho, o modelo padrão será indicado para ser utilizado. Caso a opção não seja marcada, será apresentada a listagem com todos os espelhos.
Visualizar: ao selecionar esta opção, o sistema irá abrir um visualizador no canto direito, exibindo as informações que foram inseridas na lauda. A partir do visualizador, é possível solicitar a edição e copiar o conteúdo da lauda.
Editar: ao clicar em editar, a lauda será aberta para que se altere informações.
+Bloco: ao clicar nesta opção o sistema irá adicionar blocos.
Ordenar: ao movimentar as laudas do modelo, as páginas podem ficar desordenadas. Esta opção organiza a contagem das laudas em ordem crescente .
Após realizar todos os ajustes, não é necessário salvar. Os modelos de espelho possuem o autosave.
CRIANDO UM ESPELHO DO ZERO
Ao acessar o menu “Espelhos”, será solicitada a data e o nome do programa.
Caso não haja espelho criado para a data/programa informado, aparecerá uma janela. Neste cenário, há duas opções:
Criar do zero: clique direto no ‘Sim’ e o espelho será aberto
Utilizando modelo: escolha um modelo e em seguida clique em ‘Sim’. Automaticamente, o sistema irá preencher o espelho com as informações contida no modelo. Pode-se alterar as laudas, sem que o modelo sofra qualquer alteração.
Abaixo será explicado como será criado um espelho do zero, mas ao utilizar um modelo, as ações são as mesmas.
Depois de clicar em ‘Sim’, clique em 'Carregar' para criar o novo espelho. Em seguida, será aberta a tela abaixo:
CRIANDO BLOCOS e LAUDAS
Ao criar um novo espelho sem utilizar um modelo, como pode ser observado na imagem acima, é apresentado apenas o bloco “Stand-by”. Para acrescentar novos blocos é preciso clicar no botão “+Bloco”, disponível no canto superior direito.
Pode-se adicionar quantos blocos forem necessários. É possível também renomeá-los:
Após a adição dos blocos, adicione as laudas em +Lauda. Pode-se adicionar quantas laudas forem necessárias.
As informações do cabeçalho das laudas podem ser editadas pela grade do espelho ou, caso deseje abrir a lauda, basta clicar duas vezes.
INFORMAÇÕES DA LAUDA
Ao clicar duas vezes, a lauda será aberta e é possível inserir informações:
Tipo: selecione o tipo da lauda (item obrigatório). O TIPO da lauda deve ser previamente cadastrado. Saiba mais em Dados Auxiliares e Configurações.
Retranca: insira a retranca (item obrigatório)
Mídias*: neste campo, pode-se inserir indicações sobre a mídia, tais como: ilha, número do vídeo ou até mesmo exibição. É um campo livre que deve ser preenchido de acordo com o fluxo de trabalho da emissora:
Praça*: este campo só deverá ser habilitado se houver praças (remotas ou contribuidoras). Suponhamos que um VT tenha sido produzido na sede e foi enviado para ser reproduzido em uma filial (remota) ou o VT tenha sido feito por um repórter que estava em outra cidade (contribuidora). Logo, pode-se fazer essa indicação na lauda. Esta informação será apresentada na grade do espelho.
Editor*: pode-se escolher o nome do editor que será responsável por escrever/editar/revisar a lauda
Editor de imagens*: pode-se escolher o nome do editor de imagens que editou o VT, por exemplo.
Repórter*: deve-se escolher o nome do repórter. Neste caso, muito utilizado em VIVOS, VTS e GIROS.
Adicionar cabeça: ao clicar nesta opção, será apresentado o nome do apresentador padrão (previamente cadastrado em Administração >Cadastros.) Pode-se adicionar mais de uma cabeça e trocar o nome do apresentador, muito utilizado em casos de escalada. Note na imagem abaixo que na frente do nome do apresentador é exibido um tempo - esta é uma estimativa de quanto tempo o apresentador levaria para ler o texto inserido. Para que a contagem seja mais precisa, recomenda-se que os apresentadores registrem em Sistema > Meus Dados.
Logo abaixo do cabeçalho é exibida a soma dos tempos de cabeça.
Adicionar GC**: do lado esquerdo da lauda pode ser exibida a opção de adição de GC. Mas para que este campo apareça, é necessário que tenha sido feita a integração com um software de GC. Caso não tenha integração, esta opção não ficará visível. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte.
Adicionar Vídeo**: do lado esquerdo da lauda pode ser exibida a opção de adição de Vídeo . Mas para que este campo apareça, é necessário que tenha sido feita a integração com MAM ou Playout*. Caso não haja integração, esta opção não ficará visível. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte.
Adicionar VT: ao selecionar esta opção, o campo ‘Roda VT’ é habilitado. É possível inserir a deixa inicial e final. O tempo do VT deve ser inserido manualmente no campo 'VT' disponível logo abaixo do cabeçalho. Clique no ícone de lápis e insira o tempo do VT. Este tempo é exibido na grade do espelho, na coluna VT.
Nota: em cenários de integração, ao vincular uma mídia, o tempo é preenchido automaticamente.
Adicionar Link*: ao adicionar este campo, pode-se inserir o texto que o repórter irá ler. Neste cenário, o sistema não contabiliza o tempo de leitura - o tempo destinado ao vivo é inserido manualmente no campo ‘Link’ disponível logo abaixo do cabeçalho. Este tempo é exibido na grade do espelho, na coluna LINK.
O texto inserido não aparece no telempropter, apenas no mobile/tablet para que o apresentador possa consultar as informações.
Adicionar NC: ao adicionar este campo, pode-se inserir o texto que o apresentador irá ler acompanhado de uma imagem/vídeo. Neste cenário, o sistema contabiliza o tempo de leitura baseado no texto inserido ou pode-se inserir o tempo manualmente no campo ‘VT' disponível logo abaixo do cabeçalho. Este tempo é exibido na grade do espelho, na coluna VT. O texto será apresentado no telepromter para que o apresentador leia - ele irá visualizar o ‘Entra Imagem' e 'Sai Imagem’, sabendo o momento exato que irá começar e finalizar a nota.
Adicionar Nota Pé: este campo serve como complemento do tema. Ao adicionar texto neste campo, na frente do nome do apresentador é exibido um tempo - esta é uma estimativa de quanto tempo o apresentador levaria para ler a nota pé. Para que a contagem seja mais precisa, recomenda-se que os apresentadores registrem o tempo de leitura em Sistema > Meus Dados.
Logo abaixo do cabeçalho é exibida a soma dos tempos da nota pé. Por ser lido pelo apresentador, o tempo de cabeça e nota pé são somados juntos e exibidos no campo “Cabeça”.
Quando uma lauda possuir uma nota pé, na grade do espelho, aparecerá uma linha vermelha. Caso essa lauda seja movimentada, a nota pé irá junto.
Adicionar Informações: o campo de informações pode ser utilizado para inserção de GC (quando não há integração), texto do repórter (vivo, caso não deseje inserir o texto no LINK) e quaisquer outros tipos de observação.
Adicionar OFF: neste campo pode-se inserir os OFFS do apresentador. Muito utilizado em escaladas e notas cobertas gravadas. As informações incluídas no campo “+Off” não serão contadas como tempo de produção e não serão enviadas para o Teleprompter.
É também neste campo que o texto do repórter é exportado quando há um vínculo entre reportagem e lauda.
*Os campos de Praças, Editor, Editor de Imagens, Link, Mídias e Repórter, podem ser desabilitados do formulário caso não seja necessário o preenchimento.
** Para adicionar GC ou Mídias, é necessário que haja integração. O espelho exibido neste manual é o mais simples, por isso não será explicado detalhadamente como incluir e editar GC e/ou mídias.
Observe que na frente dos campos há algumas ações que podem ser feitas com o texto digitado:
Caso queira adicionar um comentário, basta selecionar o texto desejado e clicar no botão [ ] “Comentar texto selecionado”, e o sistema verificará que foi inserido um comentário e o tempo será ignorado. No teleprompter o texto ficará visível de outra cor e com a fonte menor.
Caso queira alterar o estilo do texto, utilize a opção Aa. Neste caso, o texto será modificado para caixa alta ou baixa.
No ícone de lixeira é possível excluir o texto.
Após adicionar todas as informações necessárias na lauda, clique em ‘Salvar’.
Note que no superior direito há as opções de 'Mais'. Ao clicar, algumas ações são exibidas:
Imprimir: ao selecionar esta opção, aparecerá 03 opções de impressão:
01 coluna: gera um PDF da lauda com o texto corrido
2 colunas: gera um PDF da lauda com texto dividido em duas colunas (lado esquerdo contém informações técnicas e lado direito informações inseridas vt, cabeça, nota pé, etc)
OFF: imprime apenas os offs inseridos na lauda.
Ao clicar em Visualizar, pode-se ver Versões e História.
Em Versões é possível visualizar todas as alterações que foram feitas na lauda. Observe que na parte superior são exibidas a data, horário, nome e endereço de IP do usuário que realizou a ação. O documento indica de vermelho o que foi apagado e verde o que incluído.
Em História é possível visualizar o vínculo da lauda com pautas e reportagens. No print abaixo, mostra que a lauda foi vinculada a uma pauta e uma reportagem- são três documentos correlacionados do mesmo tema.
Dar/Remover OK: neste cenário, o editor da lauda pode dar um OK, e será indicada na grade do espelho com a cor azul. O OK pode indicar que a lauda contém todas as informações, mas que é preciso uma segunda verificação do editor que aprova o programa.
Aprovar/Desaprovar: nesta opção, o editor aprova ou desaprova a lauda e será indicada na grade do espelho com a cor verde. A aprovação indica que a lauda contém todas as informações, já foi revisada e está pronta para ser exibida. É muito importante que as laudas sejam aprovadas, pois sem sem esta ação, as informações não aparecem no telepromter e em nenhuma outra integração (GCs, MAM’s, playouts e etc)
Clique em Fechar, caso deseje sair da lauda que estava trabalhando.
GRADE DO ESPELHO
Após criar os blocos e preencher as informações nas laudas, neste seção será explicada as ações permitidas no espelho.
Note que na parte superior do espelho há a exibição dos tempos, são eles:
Início: exibe o horário de início do programa. Por padrão, ao cadastrar um programa, já é solicitado que este campo seja preenchido, portanto, o tempo já vem determinado. Mas, caso seja necessário, é possível altera-lo manualmente;
Término: exibe o horário de término do programa. Por padrão, ao cadastrar um programa, já é solicitado que este campo seja preenchido, portanto, o tempo já vem determinado. Mas, caso seja necessário, é possível altera-lo manualmente;
Duração: é a soma do horário de início com o horário de fim;
Breaks: exibe o tempo dos breaks informados nos blocos;
Produção: exibe o tempo de produção no espelho (informações inseridas nas laudas),
Total: soma dos tempos do breaks + tempo de produção
Sobras/estouros : exibe as sobras ou estouros em relação à duração do programa. Quando há sobras, o tempo fica verde. Quando há estouros, fica vermelho e negativo.
Regressiva: indica quanto tempo falta para o programa ir ao ar;
Considerar: o sistema apresenta o modo de considerar o tempo a partir das opções “Todas” ou somente “Aprovadas” para realizar o cálculo do espelho conforme as laudas inseridas nos blocos.
Atenção
Caso a opção “Todas” seja selecionada, o sistema irá considerar o tempo de todas as laudas independentemente de estarem aprovadas ou não.
Caso a opção “Somente aprovadas” seja selecionada, o sistema irá considerar somente o tempo das laudas aprovadas.
A contagem varia de acordo com a forma que é considerada.
É importante destacar que as laudas contidas no bloco “Stand By” não influenciam no cálculo dos tempos do espelho.
CORES NO ESPELHO E COLUNAS
Ao começar a criar conteúdo no espelho, note que na imagem abaixo as laudas possuem quatro cores:
A cor verde indica que a lauda está aprovada. O editor aprova ou desaprova a lauda no checkbox disponível ao lado da coluna “Total”. A aprovação indica que a lauda contém todas as informações, já foi revisada e está pronta para ser exibida. É muito importante que as laudas sejam aprovadas, pois sem sem esta ação, as informações não aparecem no telepromter e em nenhuma outra integração (GCs, MAM’s, playouts e etc)
A cor azul indica que a lauda está OK. Neste cenário, o editor da lauda pode dar um OK no checkbox disponível ao lado do campo “Cabeça” e pode indicar que a lauda contém todas as informações, mas que é preciso uma segunda verificação do editor que aprova o programa.
A cor amarela indica que a lauda possui conteúdo. Neste cenário, o editor já preencheu algumas informações da lauda. Nos exemplos abaixo, o tempo de vídeo de merchan não foi inserido, bem como o tempo de VIVO, mas as cabeças já foram preenchidas
A cor branca indica que não há nenhum conteúdo da lauda. A partir de momento que uma informação é inserida, ela automaticamente fica na cor amarela.
Ocasionalmente a lauda pode ficar vermelha. Este caso indica que a lauda está em edição. Ao passar o mouse, será exibido o nome do usuário que está com o documento aberto. É possível assumir a edição, mas não é recomendado, uma vez que o usuário as informações já inseridas podem se perder.
Observe que o espelho possui colunas. Cada coluna representa uma informação e alguns campos permitem a modificação pela grade do espelho:
Bloco: é possível alterar o nome do bloco. Basta clicar uma única vez e o campo ficará disponível para digitação;
Tempo total do bloco: é exibida a soma de todas as laudas disponíveis naquele bloco (tempo de break não é somado)
+Lauda: adiciona laudas ao bloco
Colar: cola laudas copiadas ou recortadas no bloco
Imprimir: gera um pdf de todas as laudas contidas no bloco. Deve-se escolher entre 01 coluna ou 02 colunas.
Excluir : exclui o bloco inteiro
Página: indica a página da lauda
Tipo: indica o Tipo da lauda. Clique uma única vez para alterar o TIPO
Retranca: título da lauda. Clique uma única vez para alterar a retranca
Última alteração: exibe o nome do último usuário que editou a lauda
Repórter: selecione o nome do repórter (muito utilizado em VIVOS E VTS)
Ed. de imagens: selecione o nome do editor de imagens (laudas do tipo VT)
Editor: selecione o nome do editor responsável por revisar a lauda
Mídias: neste campo é possível inserir indicações sobre a mídia, tais como: ilha, número do vídeo ou até mesmo data de exibição. É um campo livre que pode ser preenchido da forma que desejarem
Praças*: esta opção é muito utilizada em cenários de integração com outras praças. Pode-se escolher o nome da praça, caso ela tenha enviado material para ser exibido.
OK: utilize esta opção caso deseje sinalizar que a lauda está revisada. Neste caso, fica faltando apenas a aprovação
Cab. : exibe o tempo de cabeça/nota pé da lauda
VT: exibe o tempo de VT. Com um clique, é possível alterar o tempo na grade
Total: soma do tempo de cabeça, VT, NC, LINK e nota pé
Mídias*: esta opção funciona em cenários de integração. Pela grade, é possível adicionar/ editar e excluir mídias.
Lixeira: o ícone de lixeira permite a exclusão da lauda
Na imagem acima, nem todas as colunas estão habilitadas. Para saber como habilitar, acesse a seção Dados Auxiliares e Configurações
Para movimentar as laudas e trocar de posição, basta clicar, segurar e arrastar.
GAVETA E STAND-BY
Apesar de parecidos, a Gaveta e o Stand-by possuem propostas diferentes.
O Stand-by é um bloco fixo e padrão de todos os espelhos e tem a finalidade de deixar laudas reservas caso o programa precise de mais conteúdo no decorrer da exibição. Para facilitar o processo, as laudas precisam já estar organizadas e prontas para serem movimentadas para os bloco.
Os tempos inseridos dos blocos no stand-by não são considerados no tempo total do espelho.
Se as laudas disponíveis no stand-by forem aprovadas, elas aparecerão no teleprompter.
A Gaveta tem a finalidade de “guardar” laudas que não tenham sido utilizadas e sem data prevista para serem exibidas. Esta opção é indicada para armazenar reportagens frias
Suponhamos que em um programa o VIVO dê problema. Neste cenário é necessário preencher o tempo que seria do VIVO. Podemos facilmente arrastar uma matéria da gaveta e inserir no lugar da lauda que caiu. As laudas disponíveis na gaveta são reservas e podem ser utilizadas quando o programa precisar de conteúdo no decorrer da exibição.
Na Gaveta, as laudas ficam armazenadas em um local específico e podem ser pesquisadas, enquanto que no stand-by, as laudas ficam disponíveis por dia e por programa e para que o editor utilize esse conteúdo em outros programas, ele deverá gerar cópias
A Gaveta fica disponível no canto direito do espelho:
Ao clicar, será exibido filtros para que se busque as laudas;
Retranca: pesquise a lauda pela retranca
Data Inicial/Final: nesta opção, é possível selecionar o período de busca
Documentos: pesquise por pauta, reportagem ou lauda
Programa: busque pelo programa
Ocultar já utilizados: esta opção oculta as laudas que já foram utilizadas
Após aplicar os filtros, as opções serão exibidas na tela:
Data: exibe a data que o documento foi criado
Tipo: mostra o tipo da lauda
Retranca: título da lauda
Usado por: exibe em qual programa a lauda já foi utilizada
Programa: exibe o nome do programa que a lauda está “guardada”
Origem: mostra a origem da lauda (se veio a partir de um vínculo com pauta ou reportagem. Se tiver sido criada direto no espelho, vem descrita como lauda)
Note que na frente do documento há alguns ícones:
Para inserir uma lauda da gaveta no espelho, basta selecionar e arrastar.
Ao mover, será exibida a mensagem abaixo. Caso deseje excluir o documento da gaveta, clique ‘Sim'. Caso deseje que ele permaneça na gaveta, clique em 'Não’.
AÇÕES NO ESPELHO E MENU DE CONTEXTO
Por meio de menu MAIS e do menu de contexto é possível realizar algumas ações. Veja a seguir.
MENU DE CONTEXTO
Ao selecionar uma lauda e clicar com o lado direito do mouse, o sistema irá exibir o menu de contexto. Ele contém ações rápidas que podem ser feitas com a lauda:
+Lauda: ao clicar nesta opção, será adicionada uma lauda em branco, embaixo da lauda selecionada
Copiar Laudas: ao selecionar esta opção, a lauda ficará tracejada e poderá ser colada em qualquer posição do espelho. Pode-se também copiar uma lauda por meio do atalho CTRL + C. É possível selecionar mais de uma lauda por meio da tecla CTRL.
Recortar laudas: ao selecionar esta opção, a lauda será recortada - ficará tracejada e transparente e poderá ser inserida em qualquer posição do espelho. Pode-se também recortar uma lauda por meio do atalho CTRL + X. É possível selecionar mais de uma lauda por meio da tecla CTRL.
Colar laudas: ao selecionar esta opção, a lauda será colada na posição selecionada. Pode-se também colar uma lauda por meio do atalho CTRL + V.
Mudar status: só é possível utilizar esta opção em espelhos que o Status é Manual. Neste cenário, a lauda pode ser alterada para NO AR, Exibida ou o status pode ser removido. Também é possível mudar o status por meio do atalho CTRL + ESPAÇO
Mudar em cascata: só é possível utilizar esta opção em espelhos que há o Status Manual. Neste cenário, pode-se escolher as laudas que deseja e mudar seus status. As que antecedem a última lauda selecionada ficam com status de Exibida e a última NO AR. Também é possível utilizar a mudança em cascata por meio das teclas CTRL + SHIFT + ESPAÇO.
Mudar selecionadas: só é possível utilizar esta opção em espelhos que há o Status Manual. Neste cenário, pode-se escolher as laudas que deseja e modificar o status. Há duas opções: Exibida (lauda já foi ao ar) e Em branco (nenhum status).
Copiar para: o comando de “Copiar para...” irá fazer uma cópia da(s) lauda(s) para outro programa. Ao utilizar essa opção, será questionado para qual programa e data deseja copiar. Neste cenário, a lauda será copiada para o Stand-by do programa selecionado.
Enviar para: esta opção permite que se envie para:
Stand-by: envia a lauda selecionada diretamente para o stand-by do programa
Gaveta: envia a lauda selecionada para a gaveta de um programa selecionado. Neste caso, deve-se selecionar para qual programa quer enviar. A lauda irá sair do espelho e será “guardada” no programa.
Bate-Papo: selecione o usuário que deseja enviar a lauda. A lauda irá abrir direto no visualizador do usuário que recebeu o conteúdo.
Mover para: o comando de “Mover para...” irá mudar a(s) lauda(s) para outro programa. Ao utilizar essa opção, será questionado para qual programa e data deseja mover. Neste cenário, a lauda será movida para o Stand-by do programa selecionado.
Imprimir laudas: permite que se imprima a lauda selecionada em 01 ou 02 colunas.
01 coluna: gera um PDF da lauda com o texto corrido
2 colunas: gera um PDF da lauda com texto dividido em duas colunas (lado esquerdo contém informações técnicas e lado direito informações inseridas vt, cabeça, nota pé, etc)
Imprimir Offs: imprime apenas os offs inseridos na lauda selecionada. No exemplo abaixo, o off importou as informações da reportagem (documento com vínculo)
Além do menu de contexto, ao selecionar uma lauda, outras opções de ações serão exibidas:
Visualizar: ao selecionar esta opção, é possível visualizar a lauda. Utiliza-se apenas para consultar as informações ou em casos que o documento está sendo editado. Ao ser selecionada esta opção, uma janela será aberta à direita:
Excluir: ao clicar em “Excluir”, o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação. Caso clique em ‘Sim', a lauda será enviado para a Lixeira, onde pode ser restaurado (fica disponível por 30 dias). Caso clique em 'Não’, a ação será cancelada.
+Bloco: esta opção acrescenta blocos ao espelho
Contagem: esta opção dispara a contagem de tempo do espelho e exibe sobras ou estouros nas laudas. No caso da contagem por Status (manual), o cronômetro só começa a contabilizar quando a lauda está NO AR. Quando a contagem está na Regressiva Dinâmica, ao clicar neste comando, automaticamente o cronômetro começa a contabilizar. Para saber mais, veja CONTAGENS DE TEMPO.
Ordenar: este comando é utilizado para ordenar as páginas da lauda. Ao modificar a posição das laudas, as páginas geralmente ficam desordenadas . Esta opção irá organizar a numeração de acordo com a posição que a lauda se encontra no espelho.
Aprovar/desaprovar: aprova ou desaprova todas as laudas do espelho. Ao selecionar este comando, aparecerá na tela uma mensagem de confirmação. Clique ‘Sim' para confirmar e 'Não’ para desistir da ação.
Imprimir: neste opção são exibidas diversas formas de impressão:
Grade do espelho: será gerado um PDF para impressão com a grade das laudas do espelho.
Playlist: na impressão será informado se a lauda possui ou não mídia vinculada; e para as laudas que possuem mídia(s), irá constar o(s) nome(s) e o(s) tempo(s) (muito utilizado em cenários com integração)
Lista de créditos: poderá ser utilizada quando desejar imprimir apenas o conteúdo dos GC’s das laudas selecionadas (muito utilizado em cenários com integração)
Relatório de exibição: para que esta opção apareça, o espelho deve estar no Status Manual. Neste cenário, será possível verificar os horários em que a lauda foi marcada como “No Ar” e “Exibida
Todas as laudas: na impressão constará todas as laudas do espelho e seus respectivos dados (cabeça, VT, NC etc), exceto o campo “Off”.
Todas as laudas (compacto): na impressão constará os dados compactos de todas as laudas ( a fonte é reduzida e o número de páginas também)
Todos offs: serão impressas apenas as informações que constam no campo “Off”, e as laudas que não possuírem Offs serão listadas como “Lauda sem Off cadastrado”.
Laudas selecionadas: o sistema irá gerar um PDF somente das laudas selecionadas.
Laudas selecionadas (compacto): o sistema irá gerar um PDF compacto - somente das laudas selecionadas (a fonte é reduzida e o número de páginas também)
Offs selecionados: o sistema irá gerar um PDF somente dos offs que foram selecionados.
01 coluna/02 colunas: selecione como deseja que as informações do PDF sejam geradas. 01 coluna: informações - informações da lauda em cima e informações técnicas embaixo. 02 colunas: lado esquerdo informações técnicas e lado direito informações da lauda.
Somente Aprovadas: pode ser marcada juntamente com qualquer uma das opções de impressão. O sistema irá gerar um PDF de impressão apenas das laudas que se encontram aprovadas.
Incluir Stand by : marque esta opção caso deseje que o stand by seja impresso. Pode ser utilizada juntamente com outra opção de impressão. Essa opção pode ser marcada/desmarcada manualmente,
MAIS
Caso não deseje utilizar o menu de contexto, também e possível utilizar a opção MAIS, disponível no canto superior direito:
Copiar Laudas: ao selecionar esta opção, a lauda ficará tracejada e poderá ser colada em qualquer posição do espelho. Pode-se também copiar uma lauda por meio do atalho CTRL + C. É possível selecionar mais de uma lauda por meio da tecla CTRL.
Recortar laudas: ao selecionar esta opção, a lauda será recortada - ficará tracejada e transparente e poderá ser inserida em qualquer posição do espelho. Pode-se também recortar uma lauda por meio do atalho CTRL + X. É possível selecionar mais de uma lauda por meio da tecla CTRL.
Colar laudas: ao selecionar esta opção, a lauda será colada na posição selecionada. Pode-se também colar uma lauda por meio do atalho CTRL + V.
Excluir: exclui a lauda selecionada. Neste caso, será exibida uma mensagem de confirmação. Clique Sim para excluir e Não para desistir da ação. Sempre que uma lauda é excluída, ela fica disponível em /wiki/spaces/ANEWS/pages/4653211 (pelo período determinado pelo administrador do sistema)
Tornar Privada: esta opção permite que a lauda seja privada e, só será compartilhada com usuários selecionados. Sempre que uma lauda for privada, um ícone de olho será exibido no lugar da aprovação.
Na imagem acima, a lauda foi criada pelo usuário logado, mas para os demais usuários (exceto selecionados), a lauda fica como “LAUDA PRIVADA”. Veja:
Tornar Pública: nesta opção, a lauda é pública e compartilhada com todos os usuários que possuem acesso ao Anews.
Opções de Compartilhamento: para que uma lauda privada seja compartilhada, deve-se selecionar esta opção. Será exibida a tela abaixo para se selecione os usuários que poderão ter acesso:
Criar relatório: pode-se criar relatórios para as laudas. Podendo ser recados, problemas, impedimentos etc. Ao clicar nesta opção será aberta uma janela para que se preencha as informações do relatório. Saiba mais em Relatórios.
Quando um relatório é criado, na grade principal é exibido um ícone de alerta, indicando que há um registro:
Listar relatórios: ao selecionar esta opção, serão listados todos os relatórios disponíveis na lauda selecionada:
Copiar para: será exibido uma janela e deve-se preencher para qual programa e data deseja copiar. Neste cenário, a lauda será copiada para o Stand-by do programa selecionado.
Enviar para: esta opção permite que se envie para:
Stand-by: envia a lauda selecionada diretamente para o stand-by do programa
Gaveta: envia a lauda selecionada para a gaveta de um programa selecionado. Neste caso, deve-se selecionar para qual programa quer enviar. A lauda irá sair do espelho e será “guardada” no programa.
Bate-Papo: selecione o usuário que deseja enviar a lauda. A lauda irá abrir direto no visualizador do usuário que recebeu o conteúdo.
Mover para: o comando de “Mover para...” irá mudar a(s) lauda(s) para outro programa. Ao utilizar essa opção, será questionado para qual programa e data deseja mover. Neste cenário, a lauda será movida para o Stand-by do programa selecionado.
Teleprompter: esta opção permite que se visualize como as laudas ficariam no Teleprompter
Visualizar logs: é utilizado para consultar ações feitas no espelho. Do lado esquerdo, pode-se utilizar filtros para buscar uma ação específica: criação, alteração, exclusão, aprovação etc.
Tipos* : esta opção só está disponível para usuários que possuem permissão de administrador, e é utilizada para categorizar os tipos de laudas. Para saber mais como criar TIPOS, consulte Dados Auxiliares e Configurações.
Alterar data: altera a data do espelho. Ao selecionar esta opção, pode-se mover o espelho inteiro para outra data. Mas para que esta ação seja executada, a data selecionada não pode conter um espelho já criado, ou seja, é necessário estar sem conteúdo nenhum.
Recriar espelho: para realizar esta ação é necessário que não exista nenhuma lauda no espelho. Caso o espelho esteja vazio, e essa opção for selecionada, será aberta uma janela perguntando se realmente deseja recriar espelho. Caso clique em ‘Sim’ , o espelho será criado do zero, mas se houver modelo, é possível selecioná-lo. Clique em ‘Não’ caso deseje desistir da ação.
Notificar espelho pronto *: está opção é utilizada apenas na integração com o Vmix. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe do suporte.
Modelos de espelho: esta foi pensada para que o processo de criação de um programa ficasse mais ágil. A partir de espelhos predefinidos, o editor do programa tem mais facilidade e perde menos tempo na criação de blocos e laudas. Para saber mais, Veja Modelos de Espelho (no início desta seção)
Configurações: esta opção só aparece para usuários que possuem permissão de administrador. Para saber mais sobre ajustes e configurações, consulte em: Dados Auxiliares e Configurações.
Atalho de espelho: ao clicar nesta opção, aparecerá as opções de atalho do espelho. Veja:
CONTAGENS DE TEMPO
Para que o jornal seja entregue no horário, o Arion oferece diversas formas de contagem de tempo do espelho. Abaixo serão explicadas as principais. Para que elas apareçam no espelho, é necessário habilitar em Espelho > Mais> Configurações > Espelho
Exibir Progressiva: habilita a coluna “Progressiva”. A progressiva faz a contagem do tempo das laudas baseada no horário de início do programa.
Exibir Regressiva: habilita a coluna “Regressiva”. A regressiva faz a contagem do tempo das laudas baseado no horário de término/entrega do programa.
Modo de controle de tempo: pode-se selecionar o controle de tempo – por status (controle manual) ou regressiva dinâmica (automática em tempo real).
Para melhor organização do espelho, o ideal é que se escolha apenas uma forma de contagem.
Veja como funcionada cada contagem:
PROGRESSIVA
Nesta opção, a contagem do tempo das laudas é baseada no horário de início do programa. Sobras ou estouros são contabilizados no final do programa. A regra é iniciar o programa no horário.
No cenário abaixo, considerando que a primeira lauda entrará NO AR às 18h e pelas laudas criadas, entende-se que há uma sobra de 23m e 42s, isso significa que o jornal será finalizado/entregue às 18h36m e18s, já que teoricamente está sobrando tempo. Este é um espelho com Sobras.
Observe este outro cenário. Considerando que a primeira lauda entrará NO AR às 18h e pelas laudas criadas, entende-se que há um estouro de 11m e 19s, isso significa que o jornal terminará às 19h11m e 18s, já que teoricamente o tempo está excedendo. Este é um espelho com Estouros.
Logo, conforme as laudas são preenchidas, o horário de término do programa é exibido no último bloco/lauda/break.
REGRESSIVA ESTÁTICA
Nesta opção, a contagem do tempo das laudas é baseada no horário de término do programa. Sobras ou estouros são contabilizados no início do programa e indicam se ele pode entrar antes ou depois do horário previsto. A regra é finalizar o programa no horário.
No cenário abaixo, considerando que o jornal deva ser finalizado às 19h, a última lauda deverá entrar NO AR às 18h 59m e 47s. Este programa pode começar mais tarde, bem depois do horário previsto - às 18h23 e 42s, já que há uma sobra de 23m e 42s. Este é um espelho com Sobras.
Observe este outro cenário. Considerando que o jornal deva ser finalizado às 19h, a última lauda deverá entrar NO AR às 18h 59m e 47s, no entanto, o programa deverá começar mais cedo, já que há uma estouro de 11m e 18s. Este é um espelho com Estouros.
STATUS (MANUAL)
Nesta opção de contagem, o editor do programa, de forma manual, muda o status das laudas para EXIBIDA ou NO AR.
Para que as sobras ou estouros sejam contabilizados de forma correta, assim que o programa começar, o editor deve colocar a primeira lauda NO AR (com duplo clique) e disparar a contagem.
Quando o editor muda o status da próxima lauda para NO AR, o status da lauda anterior é alterado para EXIBIDA:
A contagem funciona da seguinte forma:
A contagem regressiva utiliza como parâmetro o tempo TOTAL da lauda:
2. Assim que a contagem regressiva termina e se a lauda ainda estiver NO AR, o tempo fica vermelho e passa a contabilizar como estouro. Esse tempo de estouro é diminuído no relógio de sobras/estouros:
3. Se a exibição da lauda terminar antes do tempo e o editor colocar a próxima lauda NO AR, o tempo que sobrou será acrescentado no relógio de sobras/estouros:
REGRESSIVA EM TEMPO REAL
A regressiva dinâmica utiliza o horário de término do jornal e vai subtraindo o total de cada lauda, da última até a primeira. Assim ele sabe informar em quanto tempo cada lauda deve acabar. O editor deve localizar a lauda que está no ar e ver quanto tempo ela deve acabar, baseando-se na hora atual. Para que a contagem aconteça, é necessário acionar o botão “Contagem'.
Veja a exemplificação:
Laudas e o total de cada uma:
2. Supondo que o jornal acaba as 13:00:00, então ele calcula o horário que cada uma deve acabar
3. A regressiva dinâmica é nada mais do que o horário de fim de cada lauda (calculado acima) menos a hora atual. Supondo que no momento são 12:59:40, exatamente, então fica:
Como a hora atual muda a todo momento, ele fica recalculando o tempo todo. Por isso ela fica sempre mudando.
O tempo de fim de cada lauda é sempre o (horário de termino do jornal) - (total das laudas após ela). No caso da Lauda A, por exemplo, tem 10 segundos da Lauda B e 10 segundos da Lauda C, que estão após ela. O jornal acaba às 13:00:00, então 13:00:00 - 00:00:10 - 00:00:10 = 12:59:40
Supondo que sejam agora 13:00:10, e agora que a lauda A vai começar, então vai ter um estouro, já que a regressiva = horário de fim - hora atual. Ficara 12:59:40 - 13:00:10 = -00:00:30 (horário de fim, acima, seria no caso o horário em que a lauda deveria acabar).
Para conhecer outras funcionalidades. acesse outras seções disponíveis nesta plataforma.