Publicações
Em ‘Publicações’ é possível criar e estruturar textos jornalísticos e enviá-los diretamente para a área de rascunhos do WordPress para que depois ele possa ser publicado na página principal do site.
Criando uma Publicação
Para criar uma publicação, basta clicar em ‘Nova’. Em seguida, preencher o formulário:
Retranca: título do texto. Único item obrigatório;
Resumo: campo para inserir o resumo das principais informações sobre o tema;
Conteúdo: ferramentas de edição de texto.
Estilo de texto: opção de escolher o estilo do texto.
Negrito: esta função permite que o texto selecionado fique em destaque;
Itálico: deixa o texto selecionado em itálico;
Sublinhado: o trecho selecionado ficará sublinhado;
Citação: o trecho escolhido fica disposto como “parágrafo de citação”, sinalizado por uma barra no canto esquerdo. Veja:
Fonte: opções para alterar a fonte do texto: Sans Serif, Serif e Monoscape.
Alinhamento: possibilidade de alinhar o texto:
Limpar formatação: ao utilizar esta opção, qualquer formatação aplicada será excluída e o texto ficará sem qualquer ajuste.
Marcadores: há dois tipos de marcadores: numérico (cria uma lista numerada) e círculo (cria uma lista que utiliza círculos como marcadores).
Inserção de links: possibilidade de vincular links externos.
O trecho indicado, após a inserção do link, ficará sublinhado. Ao passar o cursor por cima, será possível clicar em uma das opções: visitar a página, editar e remover. Para visitar a página vinculada, clique na URL. Selecione ‘Edit’ para fazer alterações. E, para desfazer o vínculo, clique em ‘Remove’.
Aumento/diminuição de recuo: permite a configuração de margem de recuo.
Inserção de imagens: possibilidade de adicionar imagens.
Após estruturar todas as informações da matéria, clique em ‘Salvar” para criar a matéria.
Os textos aparecem na tela principal da área “Publicações”. Selecione um e, clique em ‘Publicar’.
Após isso, escolha o WordPress vinculado:
O próximo passo é selecionar o autor e a categoria (que são previamente cadastrados no site WordPress). São itens obrigatórios. Depois, clique em ‘Publicar’ para que se envie para o Wordpress. Caso desista da ação, basta clicar em ‘Cancelar’.
Ao publicar uma matéria no WordPress o seu status será modificado para “publicado” na página principal.
Lembrando que ao enviar uma matéria para o Wordpress, o conteúdo vai para a área de rascunhos do site.
Escrever a matéria no ARION;
Selecionar a opção ‘Publicar’ no ARION;
A matéria é enviada para a área de rascunho do WordPress (onde fica disponível até que sejam feitas as revisões e formatações necessárias);
Publique na página principal do site;
Página principal de “Publicações”:
Data inicial/final: permite filtrar as publicações por data inicial e final. Basta clicar no calendário e selecionar o período;
Filtrar por conteúdo: busca as publicações por palavras chave contidas no documento ou na retranca;
Nova: crie novas publicações;
Visualizar: possibilidade de visualizar o conteúdo da publicação do lado direito da tela. Ao abrir, exibe a opção de ‘Editar’. Após as devidas alterações, clique em ‘Salvar’ para aplicar. Há também as opções ‘Despublicar’ (caso já tenho sido enviado para o Wordpress) ou ‘Publicar’ (caso ainda não tenha sido enviado para o Wordpress). Veja na próxima página.
5. Editar: permite editar a publicação. Caso a matéria já tenha sido publicada, é necessário que se ‘Despublique’ para então fazer as alterações e ‘Publicar’ novamente. É importante ressaltar que alterações feitas diretamente na matéria do Wordpress não atualizam no ARION.
6. Publicar/Despublicar: publica ou ‘despublica’ matérias no Wordpress. É importante destacar que o status de ‘publicado’ no ARION não garante que a matéria esteja de fato publicada no site (na parte visível para o leitor). Como citado anteriormente, as matérias ficam disponíveis na área de rascunho, passíveis de passarem por edições e dependem de uma segunda aprovação, desta vez no próprio Wordpress. No caso da opção ‘Despublicar’ a matéria não fica disponível na área de rascunho e consequentemente não fica também no site.
7. Mais: no menu ‘Mais’, há duas opções: copiar e excluir. Ao selecionar a opção ‘copiar’, o sistema faz uma cópia do documento. Já em ‘Excluir’ é possível deletar o documento, mas uma vez apagado, não há como recuperar. Clique ‘Sim’ para confirmar a exclusão e ‘Não’ para desistir da ação.
8. Caixa de seleção: permite que se selecione uma ou diversas matérias.
9. Data/hora: a data e a hora do momento da criação do documento
10. Retranca: insere-se o título da publicação
11. Autor: indica o nome do autor da matéria. Para que o nome apareça como opção para ser selecionado, é necessário que seja previamente cadastrado no WordPress.
12. Categoria: indica a editoria/categoria a qual pertence a matéria. É necessário que a categoria seja previamente cadastrada no WordPress.
13. Data de Publicação: para que este campo seja preenchido pelo sistema, é necessário que a matéria tenha sido publicada.
14. Status: indica o status da matéria: ‘Bloqueada’ (esse status aparece somente se algum usuário estiver com a matéria aberta em edição) ou ‘Publicado’ (aparece após a matéria ser enviada para o Wordpress).
Nota: Há áreas que são interligadas com o menu ‘Publicações’. Elas estão indicadas ao longo deste manual.
Para conhecer outras funcionalidades do Arion, acesse mais seções disponíveis nesta plataforma.