/
PROJETO

PROJETO

Os projetos têm por finalidade agrupar e organizar ativos para usos específicos. Eles podem ou não estar associados a um projeto Adobe Premier.

O sistema permite criação de múltiplos projetos. O widget mostra todos os projetos disponíveis aos quais o usuário foi designado ou tem permissão para visualizar. Vinculado a cada projeto, está o seu status, com códigos de cores diferentes (gerenciados na seção Ferramentas Administrativas.)

Nota:   ao se criar um projeto, é possível visualizá-lo no aplicativo Adobe Premiere por meio da extensão. Sendo assim, pode-se fazer edições e exportar o ativo editado para o eMAM.

A ferramenta Projeto conta ainda com as seguintes opções: Add Collection (adicionar coleção), Adicionar projeto, Menu flutuante (para flutuar) e Fechar (será explicado logo mais adiante). Para visualizar, basta clicar na setinha para baixo, no canto direito.

Os projetos podem ser vistos no modo miniatura ou lista. Para alterar, basta clicar nos ícones:

Ícones dos Projetos

Para identificar de forma mais fácil um projeto, o sistema  apresenta ícones que indicam se ele é um projeto eMAM, projeto Premiere ou uma produção de qualquer local, ou ainda se está bloqueado, verificado ou disponível para edição.

"Check-out" significa que o projeto não está disponível e o usuário deve esperar até que seja feito o "check-in" pelo editor

Para pesquisar um projeto, basta utilizar a caixa que encontra-se no canto superior direito do menu. Digita o nome e, em seguida ela mostrará o projeto desejado. Para limpar a caixa de pesquisa, basta clicar no “X”.

Opções do Widget:

ADD COLLECTION (adicionar coleção):  trata-se da criação de um grupo de projetos inter-relacionados (ex: projeto eMAM, projeto Premiere, projeto InDesign, After Effects etc). Os editores podem juntar projetos e colocá-los em uma coleção. Dessa forma, facilita-se o acesso aos conteúdos. As coleções criadas na interface eMAM Director também estão visíveis no plugin do eMAM, dentro do Premiere.

Para criar uma coleção, basta clicar na setinha que se encontra do lado direito do widget, para expandir as opções, clicar em Add Collection e digitar o nome e a descrição da coleção. Em seguida, clicar em Adicionar. Como mostra a imagem abaixo:

A coleção pode ser editada, excluída e novos projetos podem ser adicionados a uma coleção.

Adicionar novo projeto: adiciona um novo projeto na coleção. Basta inseir os detalhes do projeto e clicar em Adicionar

Edit Collection:  edita o nome e a descrição da coleção. Basta clicar em Atualizar para salvar.

Delete Collection : apaga a coleção. O usuário terá a opção de confirmar em OK ou Cancelar, caso deseje desistir da ação

ADICIONAR PROJETO: Os usuários podem adicionar novos projetos clicando na opção Adicionar Projeto. Em seguida, uma nova janela será aberta. O usuário deve preencher as informações que constam no formulário, que são divididas em 03 guias: Info (informações), Users (usuários) e Categories (categorias).

Na aba INFO, há as seguintes opções para preenchimento:  Nome do projeto, Descrição, Etiquetas públicas, Metadata Set (formato de configuração de metadados), Storage Profile (perfil de armazenamento) e o status do projeto.

Nome do projeto:  nomeie o projeto

Descrição do projeto: forneça detalhes

Etiquetas públicas: utilize tags

Metadata Set: selecione o formato de metadados listados que precisam ser associados a esse projeto. Os metadados podem ser organizados em modo hierárquico de grupos de metadados ou conjuntos de metadados. Para mais informações, consulte Custom metadata.

Todos os metadados personalizados definidos pelo usuário podem ser organizados em grupos de metadados. Cada usuário é membro de um ou mais grupos de usuários. Os grupos de usuários podem ter permissões restritas para atualizar e visualizar metadados. Grupos de metadados são atribuídos a diferentes grupos de usuários. Os grupos de metadados, por sua vez, podem ser organizados em diferentes conjuntos de metadados. Os conjuntos de metadados podem ser atribuídos a ativos ou a projetos. Escolher o conjunto de metadados apropriado é uma parte importante da criação de um projeto.

Storage profile (perfil de armazenamento):  o usuário deve escolher onde o projeto será salvo, isto é, um perfil de armazenamento. Ele deve escolher entre as opções que serão apresentadas. Geralmente, os perfis são criados pelo administrador do sistema.

Status do projeto (Opcional): Com base no status do projeto, o usuário deve escolher umas das opções exibidas abaixo.

Nota: Os status do projeto e suas cores são personalizadas pelos administradores. Com base na seleção feita, a cor será exibida ao lado do projeto. Veja um exemplo abaixo.

Obs: None – fica sem classificação.

Na aba USER (usuários), selecione os usuários que precisam estar associados ao projeto. Para escolher, basta clicar no check box que se encontra a esquerda do nome correspondente do usuário que será associado. Em seguida, basta clicar em Adicionar.

Em Categories (categorias), é possível associar os projetos as categorias.  Para isso, basta selecionar o check box com a(s) opção(ões) de categoria(s) desejada(s) para associar ao novo projeto e clicar em Adicionar. All categories permite que todas as categorias sejam selecionadas de uma só vez.

Project Assets: projetos de ativos é o espaço reservado para projetos eMAM. Esses espaços estão vinculados ao arquivo do projeto. Como qualquer outro ativo, os ativos contidos no projeto também podem ser selecionados, pesquisados, arrastados para uma categoria, adicionados ao eBin, adicionados à entrega, arquivados e baixados. No entanto, se adicionarmos um Project Assets (recurso do Projeto) a uma categoria, ele não adiciona o conteúdo dos projetos vinculados à categoria. Em caso de exclusão, se um Project Asset for excluído, ele remove o arquivo do projeto associado a ele e não ao projeto real. Mas se o projeto vinculado for excluído do widget dos Projetos, o "Projeto Ativo" associado a ele será excluído do eMAM. O conceito "Project Asset" é suportado para projetos criados a partir do plugin eMAM e Premiere. Quando os projetos forem exportados do Adobe Premiere usando extensão eMAM, o arquivo. prproj fica vinculado ao ativo do projeto.

Se o usuário clicar no ativo do Project, ele filtrará o widget do Projeto para exibir ativos contidos nesse projeto.

Se um usuário tentar criar um projeto com um nome já existente, a seguinte mensagem será exibida:

 

Adicionando ativos ao Projeto:  o usuário pode facilmente arrastar e soltar ativos para um projeto, como ilustra a imagem abaixo. Para isso, basta selecionar o ativo, arrasta e soltar para o projeto desejado.

Cada projeto possui submenus com ações que podem ser feitas. Basta clicar no ícone do lado direito do projeto e o menu se expandirá, como mostra a imagem abaixo. Em seguida, será explicado cada uma dessas funcionalidades

Adicionar nova pasta

Dentro de um projeto é possível pastas, que por sua vez estarão associadas ao projeto. Pode-se criar uma ou mais pastas. Dentro da pasta é possível criar outras, ou seja, uma dentro da outra, criando assim hierarquias. O conteúdo de um projeto ou bin/subprojeto pode ser mostrado com o sinal "+" (modo lista) ou clicando duas vezes no ícone de pasta (modo grade).  

Editar Projeto

Para editar um projeto, basta escolher, clicar em “Editar Projeto”. Haverá três guias, que contam com as seguintes opções: Info, Users e Categories.  

Em Info, os campos editáveis incluem nome do projeto, descrição, etiquetas públicas, metadados e status do projeto. O e-mail e a data do usuário que criou o projeto são exibidos. Os usuários também podem alterar os usuários que estarão associados ao projeto em Users, e ainda selecionar categorias em Categories. Para aplicar as alterações, o usuário deve clicar em "Atualizar" para salvar. A mensagem "Projeto salvo com sucesso" é exibida

Excluir Projeto

O usuário pode excluir um projeto selecionado. Os ativos desse projeto não são excluídos, apenas o projeto. Uma confirmação pop-up aparecerá para garantir a exclusão do projeto. O usuário pode Cancelar (caso deseje desistir da ação) ou confirmar a exclusão em OK.

Junto com o Projeto, há também a opção para excluir ativos do projeto. Se a caixa "Delete Assets" estiver selecionada, a lista de locais de armazenamento de ativos será exibida.  O usuário pode selecionar a localização de armazenamento de ativos e em seguida clicar em OK para excluir permanentemente os ativos do sistema eMAM.

Criar sequência

O usuário pode criar uma sequência (também chamada de linha do tempo ou storyboard). Ele pode criar uma série de clipes de vídeo ou subclipes, dispostos em uma ordem linear. Essa funcionalidade permite que os usuários do eMAM contribuam para o processo de edição. Para tal ação, é necessário que se use o widget da “Linha do Tempo” e, para visualizar , é necessário utilizar a widget  “Visualização da linha do tempo”. Neste cenário, qualquer número de sequências pode ser criada dentro de um determinado projeto ou pastas (subprojeto).

Nota: O widget Timeline deve estar aberto para se criar uma nova sequência. O widget de Visualização da linha do tempo também deve estar aberto à sequência de reprodução - o widget Preview apenas reproduz ativos individuais. As sequências criadas no eMAM são cortes simples, sem quaisquer efeitos de edição. Uma sequência criada não altera o conteúdo original. As sequências podem ser enviadas diretamente aos editores usando o eShare (tema Fluido) ou podem ser compartilhadas com produtores, clientes e outros colaboradores para revisão e aprovação. Os editores podem compartilhar suas sequências de edição ou projetos de volta ao eMAM para revisão e aprovação, colaboração, compartilhamento, entrega ou arquivo.

Para criar uma nova sequência, o usuário deve clicar em Projeto, preparar o widge Linha do tempo e de Visualização da linha do tempo.

  1. Em Projeto, o usuário deve selecionar um projeto e em seguida clicar em "Criar Sequência". Em seguida, aparecerá a janela para nomear a sequência. Basta digitar e clicar em Adicionar. Uma sequência de timeline em branco será criada com o nome fornecido, e aparecerá no widget Linha do Tempo.

2. Arraste e solte ativos (vídeos e subclipes) do widget Procurar para a timeline. Use o ícone de exclusão para remover qualquer clipe e reorganizar a ordem.

3. Clique no botão Salvar, e uma nova janela para selecionar o armazenamento será exibida. Selecione o perfil de armazenamento da lista e clique no botão Save.

4. A sequência é salva, e em seguida aparece a mensagem: Sequência salva com sucesso.

 

5. Em seguida, o usuário deve clicar na nova sequência que aparece no projeto. Para isso, basta abrir a sequência no widget da Linha do tempo e para reproduzir a sequência, é só utilizar a ferramenta de Visualização da linha do tempo.

6. A sequência recém-criada é exibida em Procurar. Agora pode ser adicionada ao eBIN e visualizado no eShare também. Como mostra a imagem na página seguinte:

Nota: As sequências não podem ser visualizadas e colocadas diretamente na Pré-Visualização.  Para reproduzir a(s) sequência(s) é necessário usar o widget Pré-visualização da Linha do Tempo Para isso, basta clicar em qualquer sequência disponível em Procurar e, automaticamente, ele carregará a sequência no player de visualização da linha do tempo.

Exportar Projeto

Esta opção exporta o projeto selecionado como arquivo XML para importação em outros aplicativos, como FCP ou Premiere Pro. Se um editor de vídeo usar o plugin do Premiere, a exportação não é necessária

Arquivar

Em Arquivar é possível adicionar ativos associados na fila do Arquivo. O processo de arquivamento pode ser monitorado com o widget Painel de Controle. Os ativos serão arquivados conforme destino determinado pelo administrador do sistema, de acordo com perfil de arquivo escolhido (por exemplo, sistema de fita LTO, nuvem, local externo, servidor de backup, etc.). Para o arquivamento, a prioridade pode ser definida de 1 a 5 (1 sendo a maior prioridade). O usuário pode incluir também ativos de subprojetos no processo de arquivamento. Nas opções do Arquivo (Painel de Controle), o número total de ativos a serem arquivados e o número total de ativos no armazenamento on-line são ex/ibidos. Se não houver ativos para arquivar, uma mensagem de erro será mostrada.

O usuário pode selecionar um dos perfis do Arquivo que será mostrado na listagem (cadastrados pelo administrador do sistema).
Uma vez que o perfil do arquivo é selecionado, o status do arquivo é indicado - fica disponível o id, nome de arquivo, status e descrição do processo do arquivo.

O status do arquivo e o nome do usuário que solicitou o arquivo podem ser monitorados no Painel de Controle, conforme mostra a imagem abaixo. Os usuários também podem procurar os arquivos, usando o campo de pesquisa Tipo, Nome de arquivo, Operações, Status, Descrição e Usuários

Restaurar

Ao clicar em restaurar, o sistema recupera os ativos do sistema arquivados e restaura-os para armazenamento gerenciado pelo eMAM. Para isso, o usuário deve selecionar de qual local ele quer restaurar. Ao escolher e clicar em OK, o sistema irá exibir o status dos arquivos. Abaixo, será demonstrada a sequência passo a passo.

Se não houver ativos para restaurar no projeto selecionado, uma mensagem de erro aparecerá da seguinte forma:

Atualizar localização de ativos

Os usuários podem atualizar a localização de todos os ativos do projeto, usando o recurso de Atualizar Localização do Ativos, ele fornece também o status de arquivo de cada um dos ativos dentro do projeto. Abre-se uma aba com as seguintes informações: identificação do arquivo, nome de arquivo, status e descrição. Conforme mostra a imagem abaixo.

Atualizar metadados do ativo

Usando esta opção, os usuários podem atualizar os metadados de ativos em um projeto. Para isso, basta:

1. Clicar nas opções do projeto e selecionar "Atualizar localização de ativos".

2.A janela de metadados do ativo se abre.

3. Os usuários podem atualizar os campos:  configuração de autor e metadados. Depois, basta selecionar um conjunto de metadados e preencher as informações. Em seguida, só ‘Salvar'

Adicionar à entrega

Os usuários podem entregar os ativos dos projetos usando a opção Adicionar à Entrega. Todos os ativos podem ser adicionados diretamente à fila de entrega selecionando o perfil desejado.

Para isso, basta selecionar o projeto e clicar no ícone do menu, em seguida, selecionar o perfil de entrega desejado e clicar em Adicionar. Os ativos dentro do projeto serão diretamente enfileirados para entrega.

É possível monitorar a entrega pelo widget Painel de Controle > Entrega > Em fila

Download

Esta opção permite que os usuários baixem todos os ativos de um projeto usando o aplicativo DeskLink (software desenvolvido para desktop). O usuário pode facilmente instalar o aplicativo Desklink clicando na opção Download, submenu do projeto.

O usuário poderá escolher o caminho de destino que os arquivos serão baixados. Pode-se visualizar o progresso do download de ativos, os status (bem-sucedido ou falhou) e histórico de todos os downloads no aplicativo DeskLink.

Para baixar os ativos em um projeto:

  1. Clique em Download (menu do projeto):

2. Em seguida, será aberta uma página com o link para download do aplicativo DeskLink. Se ele ainda não estiver instalado, aconselha-se que seja instalado neste momento. O usuário deve optar por Mac (64 bits) ou Windows.

Se já tiver sido instalado, a página irá se fechar automaticamente após 20 segundos e a página de download eMAM DeskLInk aparece para download de ativos.

3.Escolha o caminho de destino onde será baixado e clique no botão download na página eMAM DeskLink, conforme mostra a imagem abaixo:

4. Todos os ativos do projeto selecionado começam a ser baixados no local especificado. Como mostra a imagem:

5. Pode-se visualizar o histórico de todos os downloads feitos a aba History. Veja:

Cada ativo de um projeto possui um ícone de menu. Clique nele para visualizar todas as funções de sub menus disponíveis. Há, portanto, as seguintes opções: Arquivar, Restaurar, Adicionar à entrega e Excluir do Projeto. Todas serão explicadas na próxima página.

Em suma, as opções Arquivar, Restaurar e Adicionar à entrega, comportam-se conforme mencionado nas páginas anteriores.

Arquivar

Em Arquivar é possível adicionar ativos associados na fila do Arquivo. O processo de arquivamento pode ser monitorado com o widget Painel de Controle. Os ativos serão arquivados conforme destino determinado pelo administrador do sistema, de acordo com perfil de arquivo escolhido (por exemplo, sistema de fita LTO, nuvem, local externo, servidor de backup, etc.). Para o arquivamento, a prioridade pode ser definida de 1 a 5 (1 sendo a maior prioridade). O usuário pode incluir também ativos de subprojetos no processo de arquivamento. Nas opções do Arquivo (disponível no Painel de Controle), o número total de ativos a serem arquivados e o número total de ativos no armazenamento on-line são exibidos. Se não houver ativos para arquivar, uma mensagem de erro será mostrada.

Restaurar

Ao clicar em restaurar, o sistema recupera os ativos do sistema arquivados e restaura-os para armazenamento gerenciado pelo eMAM. Para isso, o usuário deve selecionar de qual local ele quer restaurar. Ao escolher e clicar em OK, o sistema irá exibir o status dos arquivos.

Adicionar à Entrega

Os usuários podem entregar os ativos dos projetos usando a opção Adicionar à Entrega. Todos os ativos podem ser adicionados diretamente à fila de entrega selecionando o perfil desejado. Para isso, basta selecionar o projeto e clicar no ícone do menu, em seguida, selecionar o perfil de entrega desejado e clicar em Adicionar. Os ativos dentro do projeto serão diretamente enfileirados para entrega.

Excluir do projeto

Para remover o ativo selecionado do projeto, clique nesta opção. Não há confirmação antes da remoção do ativo do projeto, mas uma mensagem de exclusão aparecerá quando o ativo for removido, como mostra a imagem abaixo:

Para conhecer outras funcionalidades do sistema, explore outras seções disponíveis nesta plataforma.

 

 

Related content

FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Read with this
VERSÕES DO PROJETO
VERSÕES DO PROJETO
More like this
LINHA DO TEMPO
More like this
PRÉ-VISUALIZAÇÃO
PRÉ-VISUALIZAÇÃO
More like this