PROCURAR
Esta fermenta é usada para visualizar os ativos armazenados no sistema eMAM. A partir deste widget, o usuário pode ver os ativos disponíveis ou escolhidos, escolher um ativo para visualização e outras funções que serão explicadas a seguir.
Para escolher um ativo, basta clicar nele. Uma vez escolhido, os seguintes widgets irão exibir informações sobre aquele ativo, são eles: Pré-Visualização, Metadados, Comentários, História, Incorporar, Aprovação, Versão do Arquivo, Marcador, Insights, Transcript, Quadros-Chave e Subclipes. O usuário também pode optar por navegar apenas nos ativos armazenados em áreas específicas.
Com base no local de armazenamento selecionado, os ativos serão exibidos.
Selecionar diversos ativos: o usuário pode selecionar diversos ativos simultaneamente. Basta passar o mouse sobre o ativo e irá aparecer o ícone de caixa, no canto superior esquerdo. Pode-se também usar a tecla SHIFT no teclado para selecionar diversos ativos. Basta clicar e selecionar o primeiro ativo usando o ícone, pressionar a tecla SHIFT, e em seguida clicar no último ativo da seleção e liberar a tecla SHIFT. Todos os ativos entre o primeiro e o último ativo serão selecionados. Esses ativos selecionados podem ser arrastados e levados para Projetos, Categorias, eBIN e Delivery ou pode-se usar opções de arrastar para realizar as ações supracitadas. Veja onde clicar para selecionar os ativos:
Opções de Visualização – Miniatura, Lista, Tira de Filme
O eMAM permite que se selecione diferentes opções de visualização para exibir os arquivos/ativos. Três tipos de visualização podem ser selecionados no canto superior esquerdo do widget: Miniatura, Lista e Tira de Filme. Os ativos ao vivo são exibidos com um Ícone ao vivo .
Os modos de exibição serão explicados detalhadamente a seguir, pois cada um mostra menus/opções diferentes.
Modo Miniatura
Nesta opção, os ativos são exibidos com uma pequena representação: uma imagem de capa, o que torna mais fácil e rápido olhar ou gerenciar. Veja:
Neste modo há as seguintes ferramentas:
Options: mostra as seguintes ações que podem ser feitas nos ativos: Add to eBin; Add to Delivery; Archive; Restore, Metadata Import; Select All e Clear.
Add to eBin: um ou diversos ativos podem ser selecionados e copiados para eBIN . basta selecionar esta opção.
Add to Delivery (adicionar à entrega): um ou diversos ativos podem ser selecionados e movidos para adicionar à entrega. Basta selecionar o perfil de entrega desejado e os ativos selecionados são adicionados à fila de entrega.
Archive (arquivo): use esta opção para arquivar os ativos selecionados. A janela profiles de arquivo se abre para selecionar os perfis de arquivo definidos. Clique em Ok para ver o status do arquivo.
Restore (Restaurar): esta opção permite restaurar os ativos arquivados selecionados. Basta selecionar os ativos arquivados e clicar em Restore. Selecione o local de onde deseja restaurar e clique em OK. A janela com status será exibida.
Metadata Import (importação de metadados): esta opção permite a importação de muitos metadados para os ativos.
1.Selecione os ativos no widget Procurar > Options e clique em Metadata Import
2. A página de importação do metadado será aberta. Clique em
Download Template para baixar o arquivo excel usado de modelo usado para importação de metadados (ativos e metadados personalizados).
3.Após o download feito, o arquivo conterá duas colunas: Asset_ID (A) e MetadataStandardid (B)
A) Asset_ ID: para obter a lista de ativos da Asset id's, exporte os metadados para a lista de ativos. Na visualização no modo Lista (1), clique no ícone de seleção (2) e escolha a opção id Asset (3) e nos campos de metadados personalizados que deseja atualizar e clique em OK (4). Depois exporte esta lista de ativos em formato CSV clicando no ícone de seta. (5)
A partir do arquivo baixado, copie os ID's de todos os ativos e cole-os no arquivo Excel do modelo baixado, na coluna de Asset_ID
B) Metadata Standard Id : agora substitua os títulos de metadados personalizados por id's custom metadata Standard (você pode obtê-lo a partir da página Ferramentas Administrativas >> Manage Metadata >> Metadata Fields e buscar os dados desejados para o campo de metadados personalizados. Depois basta salvar o arquivo feito em Excel.
4.Agora abra novamente a página de importação, clique em Browse File (1). Busque o arquivo e ao localizar (2), selecione e clique em Abrir. Em seguida, clique em Import (3):
Uma vez que o arquivo é carregado com sucesso, a mensagem de que o upload foi feito aparece e, todos os ativos mencionados serão atualizados com os metadados personalizados importados do Excel.
Select All (selecione tudo): usando esta opção, todos os ativos da página podem ser selecionados de uma vez.
Clear: usando esta opção, todos os ativos selecionados serão desmarcados
O usuário pode ainda escolher filtros por tipo e quantas ativos deseja ver por página.
Ícones dos Ativos
Neste modo, ao passar o mouse sobre cada miniatura, será possível ver que são exibidos seis ícones:
Seleção - os usuários podem clicar no check box para selecionar um ou diversos ativos. Pode-se também usar a tecla SHIFT no teclado. Clique e selecione o primeiro ativo e pressione a tecla SHIFT e segure-a. Clique e selecione o último ativo e libere a tecla SHIFT. Todos os ativos entre o primeiro e o último ativo serão selecionados.
2. Download – ao selecionar esta opção, uma cópia do ativo será baixada no disco rígido local ou na rede. Um pop up poderá aparecer e pode haver diversas opções para o formato de arquivo desejado (por exemplo, arquivo original ou cópia proxy de baixa resolução). O usuário em download. Arquivos originais podem levar algum tempo para baixar dependendo do seu tamanho, largura e conexão. Java deve ser instalado e ativado, e as configurações de segurança podem precisar ser alteradas para adicionar a URL de download (como mostrado na janela do navegador do usuário). Se necessário, o usuário pode abrir o console Java (Iniciar menu > Java > Configurar Java no Windows) e adicionar a URL à Lista de Sites de Exceção na guia de segurança (se Java indicar um erro de segurança). As versões disponíveis para download são exibidas de acordo com perfis definidos pelo administrador do sistema.
3. Add to eBIN: o ícone de cesta indica que o ativo será enviado para o eBIN (veja mais informações no widget eBIN). Selecione o ativo e clique no ícone
Pode-se selecionar mais de um ativo.
4. Archive/Restore (arquivar/restaurar): ao selecionar esta opção, o ativo será arquivado. Da mesma forma, pode-se restaurar o ativo para o sistema de armazenamento on-line configurado localmente. Observe que os ativos arquivados são indicados com uma linha vermelha. Arquivamentos podem ser monitorados usando o widget Painel de Controle.
5. Update Asset Location: permite que os usuários atualizem a localização do ativo arquivado e que será exibido na guia de metadados. Desta forma, o usuário pode identificar a localização do ativo.
6. Purge Asset: O ícone de lixeira permite que os usuários excluam ativos. Ele deverá selecionar os locais de onde deseja excluir os ativos. Ou pode-se selecionar individualmente qualquer localização de armazenamento do ativo. Use esta opção caso deseja excluir um ativo de todos os locais de armazenamento.
Nota: A exlusão do Storage (arquivo) exclui os arquivos do armazenamento eMAM,. A exclusão do armazenamento Source é aplicável apenas aos ativos que foram carregados via Feeder, escolhendo a opção "Process from Source" e a localização de origem deve ser acessível a partir do servidor de aplicativos eMAM (Caminho de Rede).
2.Modo Lista
A visualização no modo lista exibe mais informações de arquivo/ativo, tais como: Id do Ativo; Autor; Descrição, status, Nome do Arquivo, Selecionar todos e Operações e outros.
Neste modo, há as seguintes ferramentas:
Selecionar Colunas: o modo lista permite personalizar facilmente os detalhes dos ativos exibidos. O usuário pode selecionar as colunas desejadas para exibição. Ele seleciona as opções que quer ver e clica em Ok. Também é possível clicar em qualquer um dos campos das colunas do ativo para classificá-los.
No exemplo a seguir, 09 categorias foram selecionadas. Logo, há 09 colunas que contém informações sobre os ativos
Exportar para CSV: pode-se exportar os detalhes da lista de ativos para o formato CSV. Basta selecionar os ativos e clicar no ícone Export (seta). Um arquivo excel é baixado com detalhes de ativos, incluindo id de ativos, título, descrição, tipo, UUID, tamanho, ingerido, categoria, status e autor.
Selecione a caixa de seleção “Todos” no canto superior direito da exibição da lista. Dessa forma, todos os ativos serão selecionados.
Operações: ainda no canto esquerdo superior, é possível ver ações que podem ser feitas com os ativos: Archive, Restore, Add to eBIN, Update Asset Location e Purge. Veja na imagem abaixo:
Archive (arquivo): use esta opção para arquivar os ativos selecionados. A janela profiles de arquivo se abre para selecionar os perfis de arquivo definidos. Clique em Ok para ver o status do arquivo.
Restore (Restaurar): esta opção permite restaurar os ativos arquivados selecionados. Basta selecionar os ativos que estão arquivados e clicar em Restore. Selecione o local de onde deseja restaurar e clique em OK. A janela com status será exibida.
Add to eBin: um ou diversos ativos podem ser selecionados e copiados para eBIN, basta selecionar esta opção.
Update Asset Location (Atualizar localização de ativos): os usuários podem atualizar a localização de todos os ativos, usando o recurso de Atualizar Localização do Ativos, ele fornece também o status de arquivo de cada um dos ativos dentro do projeto. Abre-se uma aba com as seguintes informações: identificação do arquivo, nome de arquivo, status e descrição.
Purge: abre-se uma janela perguntando o local que o arquivo deverá será excluído.
3.Modo Tira de Filme
Na exibição do modo Tira de Filme, o usuário visualiza os ativos como uma tira, composta por diferentes imagens mostradas como slides. Este modo destaca recursos como Marcadores, anotações etc. Este modo é muito útil para ativos de vídeo, facilita a busca por quadros-chave, sem ter que reproduzir todos os vídeos.
Criando novos ativos
Usando o ícone de 'Criar Novo', o usuário pode adicionar um ativo virtual ou criar um espaço reservado para ativos, adicionando apenas os metadados.
Para criar um ativo virtual:
1.Clique no ícone “Criar novo”
2. O widget Armazenar será aberto, juntamente com a janela Metadados do Ativo irá abrir, digite o nome do arquivo e a descrição. Da mesma forma, configure o Perfil de armazenamento, Projetos, Categorias, Etiquetas e Metadados Personalizados.
4.Clique no botão Creat (criar).
5.Um novo ativo é exibido no widget Procurar.
5.Um novo ativo é exibido no widget Procurar.
PAINEL DE CONTROLE
O Painel mostra em tempo real o que está acontecendo no sistema eMAM. Esta ferramenta indica o status de ingestão completa ou pendente, entrega, arquivo ou operações em nuvem e status de exclusão. Uma vez que o arquivo desaparece do Painel, significa que o processo está completo. Por exemplo, um usuário pode verificar o progresso e o status de um processo de ingestão.
Este widget permite o monitoramento contínuo do processo durante a realização de operações. Conta com cinco guias, são elas: Armazenar, Entrega, Arquivo, Nuvem e Excluir Permanentemente. Os ativos podem ser visualizados em formato de bloco ou lista. Abaixo, serão explicadas as funcionalidades.
Ao selecionar uma das guias, aparecem as seguintes opções:
1.Guias baseadas nos status dos ativos;
2. Mostra o número de páginas para navegação;
3. Seleção de modo de visualização miniatura ou lista;
4. Opções:
Remover seleção/ Selecionar todos: remove a seleção de ativos;
Reenviar: clique em Reenviar botão para reenviar ativos parados na fila. O botão de reenvio permite que os usuários reenviem ativos para as guias Armazenar, Entrega e Arquivo. Ao reenviar ativos da fila de ‘Armazenar’, o usuário tem as seguintes opções para escolher:
a) Ingest sem prévia: os ativos serão ingestados sem uma cópia prévia.
b) Arquivo de renome automático: os arquivos reenviados serão renomeados automaticamente se já existirem no sistema.
c) Ingest sem metadados incorporados: Quando os arquivos falharem, habilitar esta opção pulará o processo de extração de metadados incorporados e buscará apenas as propriedades básicas de metadados, como nome de arquivo, autor etc.
O usuário também pode priorizar tarefas para Armazenar Arquivar e Entregar. A prioridade pode ser definida individualmente para cada ativo ou pode ser definida coletivamente para todos os ativos resubmetidos. Detalhes prioritários (1-5):
1: Menor prioridade (Padrão)
3: Prioridade média
5: Maior prioridade
Excluir: exclui ativos disponíveis no painel:
Atualizar: atualiza a página manualmente:
5. Configurações: ajusta o intervalo de tempo das atualizações da página (min. 10s e máx. 10 min) e mostra a quantidade de ativos exibidos (10 a 100)
A seguir, será explicado cada uma das guias.
ARMAZENAR
Todos os ativos submetidos à ingestão poderão ser vistos nos seguintes status: Fazendo Upload; Processando; Adicionados; Reenviar; Em fila; Excluir e Erro.
Ao selecionar qualquer uma das opções supracitadas, os usuários poderão utilizar os seguintes filtros para buscar:
ENTREGA
Todos os ativos submetidos à entrega terão os seguintes status: Em fila; Adicionados; Ocorreu uma falha; Excluir; Processando e Reenviar
Ao selecionar qualquer uma das opções supracitadas, os usuários podem procurar ativos usando as caixas de pesquisa. E há ainda diversas outras ações, tais como: Selecionar Todas/ Remover Todas, Reenviar, Excluir, Atualizar e Configurações. Conforme mostra a imagem abaixo:
ARQUIVAR
Todos os ativos submetidos ao arquivamento terão os seguintes status: Adicionaodos; Ocorreu uma falha; Executando e Em fila. Veja:
Ao selecionar qualquer uma das opções supracitadas, os usuários podem procurar ativos usando as caixas de pesquisa. E há ainda diversas outras ações, tais como: Selecionar Todas/ Remover Todas, Reenviar, Excluir, Atualizar e Configurações. Conforme mostra a imagem abaixo:
NUVEM
Todos os ativos submetidos à inserção ou exclusão na nuvem, terão os seguintes status: Erro ao remover da nuvem; Erro ao fazer upload para Nuvem; Remover da nuvem; Fazer upload para a nuvem (está na fila); Removendo da nuvem e Fazendo upload para a nuvem.
Ao selecionar qualquer uma das opções supracitadas, os usuários podem procurar ativos usando as caixas de pesquisa. E há ainda diversas outras ações, tais como: Selecionar Todas/ Remover Todas, Reenviar, Excluir, Atualizar e Configurações. Conforme mostra a imagem abaixo:
EXCLUIR PERMANENTEMENTE
Todos os ativos submetidos à exclusão terão os seguintes status: Excluir Permanentemente; Em fila; Remover da Nuvem; Nuvem na fila; Excluído da nuvem; Arquivo em fila; Arquivo excluído definitivamente; Erro ao excluir definitivamente
Ao selecionar qualquer uma das opções supracitadas, os usuários podem procurar ativos usando as caixas de pesquisa. E há ainda diversas outras ações, tais como: Selecionar Todas/ Remover Todas, Reenviar, Excluir, Atualizar e Configurações. Conforme mostra a imagem abaixo:
Para conhecer outras funcionalidades do sistema, explore outras seções disponíveis nesta plataforma.