APLICAÇÃO INGEST E ENCODER
O aplicativo Ingest pode ser iniciado clicando duas vezes no ícone da área de trabalho do Metus Ingest. Outras maneiras de começar a ingerir são: clicando no arquivo de inserção do Metus na pasta local ou no menu inicial.
Nota importante: O aplicativo de administração da Metus deve ser aberto pelo usuário de login do Windows que possui autorização de administrador local. Caso contrário, o aplicativo pode não funcionar como desejado. Por exemplo, ele pode parar de funcionar para solicitar permissão do administrador local
ENCODER
Passo a passo
Clique em “Add Encoder” no menu “Project” ou clique no botão “+ Add Encoder” na barra de ferramentas
Clique no botão “+ Vídeo” nas janelas “Add Encoder” para adicionar um vídeo.
Ao abrir a janela e selecionar o arquivo, haverá uma lista de dispositivos de captura na tela. Selecione a fonte que você deseja adicionar e clique em OK. Você pode usar apenas uma fonte de vídeo para cada codificador
Clique no botão “+ Audio” nas janelas “Add Encoder” para adicionar uma fonte de áudio.
Selecione o arquivo que deseja adicionar e clique em OK. Só é possível usar apenas um arquivo de áudio para cada codificador.
O usuário pode digitar um nome de codificador na caixa de texto “Name textbox” em “Edit Sources”.
É possível alterar os parâmetros do arquivo de áudio ou vídeo no painel “Source Parameters”.
Clique em OK para fechar a janela “Add Coder”.
Pode-se alterar a fonte de um codificador a qualquer momento, basta clicar no botão “Sources” na barra de ferramentas ou clicar com o botão direito do mouse no codificador na lista de codificadores ou ainda na janela de visualização e clicar no menu “Edit Source”.
Durante a captura, não é possível editar arquivos.
Adicionando um encoder
Existem várias maneiras de adicionar um codificador.
Este botão é a maneira mais fácil de adicionar um novo atalho.
No menu Project, e no submenu “Add Encoder” também pode ser usado. Outra maneira de adicionar enconders é por meio das teclas de atalho CTRL + SHIFT + F5. Nota: Mais de um codificador pode ser adicionado em cada aplicação
Adicionando arquivos de vídeo e áudio a um codificador
Apenas um vídeo e um áudio podem ser adicionados a cada codificador. Independentemente da forma utilizada para um codificador, a mesma janela aparece. Com a ajuda desta janela, uma fonte de vídeo ou áudio pode ser adicionado.
Adicionando uma fonte de vídeo
Nome do codificador pode ser escrito aqui. Depois disso, clicando no botão “+ Vídeo”, a seguinte janela de fonte de vídeo aparece
Ao escolher uma das fontes e clicar no botão OK, uma fonte de vídeo será adicionada ao codificador. Se a opção "File Source" estiver selecionada, uma janela com o navegador de pastas será exibida. Qualquer arquivo de vídeo da máquina local ou da rede, podem ser escolhidos
Depois de adicionar qualquer fonte de vídeo, todas as informações e parâmetros de origem podem ser examinados na aba “Source Parameter”. Esses tipos e valores de informação variam de acordo com a fonte de vídeo selecionado.
Adicionando uma fonte de áudio
Ao clicar no botão "+ Audio", uma fonte de áudio pode ser adicionada. É basicamente o mesmo processo de adicionar uma fonte de vídeo. Basta selecionar a fonte de áudio desejada e clicar em OK, e pronto. Quando a fonte de áudio for selecionada, um navegador de pastas aparece e qualquer áudio pode ser escolhido. Como mostra a imagem a seguir.
Depois de adicionar qualquer fonte de áudio, todas as informações de origem e parâmetros podem ser examinados. Também estes tipos e valores de informação variam de acordo com o arquivo de origem selecionado.
Nota 1: Se uma fonte de vídeo for selecionada antes de selecionar uma fonte de áudio, a variedade de adição de arquivos fica limitada. Por exemplo, se “Decklink Vídeo Capture” estiver selecionado como uma fonte de vídeo, somente “Decklink Áudio Capture” pode ser adicionado como uma fonte de áudio. Esta situação também ocorre em efeito contrário. Por exemplo, se “Decklink Áudio Capture” estiver selecionado como uma fonte de áudio, somente uma “Decklink Vídeo Capture” pode ser adicionado como uma fonte de vídeo.
Nota 2: não é necessário adicionar fontes de vídeo e áudio ao mesmo tempo para um codificador. Se for necessário, apenas uma fonte de vídeo ou apenas uma fonte de áudio pode ser adicionada.
Editando uma fonte
Se alguma fonte for adicionada, essa fonte pode ser editada a qualquer momento (exceto durante a codificação). Vídeo e/ou configurações de áudio podem ser ajustados ou pode ser removida. (Vídeo e fonte não podem ser removidos durante a edição, pelo menos um deles deve existir.)
Durante a codificação, a janela “Edit Sources” não pode ser aberta.
A janela “Edit Sources” pode ser aberta no menu da barra de ferramentas, no menu do codificador ou simplesmente poderá ser clicado com botão direito do mouse no menu. Como na imagem abaixo:
Menu Encoder – (botão direito)
“Remove Source” - ao usar este botão, a fonte selecionada pode ser removida.
Adding Decklink Card as Enconder- ao contrário de outras fontes, os cartões Decklink têm duas opções ao adicioná-los como um codificador: Direct Show (DS) é um deles que é o mesmo com outros cartões. Low Level (LL) é outra opção, e é um pouco diferente dos outros cartões, pois quando uma fonte de vídeo é adicionada como um codificador com opção LL, o áudio estará nesta fonte de vídeo também, portanto, a fonte de áudio será atribuída ao vídeo.
Como pode-se notar na imagem, o áudio e o vídeo são vistos como uma fonte única. “Capture áudio” - deve ser verificado se o áudio da fonte é o desejado para ser inserido também. A Entrada de áudio deve ser selecionada como "Incorporado" se a fonte estiver conectada como SDI. A quantidade de canais pode ser alterada, se a quantidade do canal de origem for diferente.
Essa configuração de LL e DS pode ser alterada apenas do registro. A equipe de suporte ajudará os usuários se essas configurações precisarem ser alteradas. LL é a configuração padrão do Ingest.
Removing an Enconder - um codificador não pode ser removido durante a codificação. Serão mostrados a seguir maneiras de remover um codificador.
A imagem abaixo exemplifica uma das formas mais fáceis de remover um codificador. Basta clicar em “Remove Encoder”. Veja:
No menu Project, em “Remove All Encoders”, também é possível remover um codificador, mas isso removerá não apenas o codificador selecionado, mas todos os codificadores. Ainda é possível remover utilizando os atalhos Ctrl + Shift + F2.
Clicando com o botão direito do mouse sobre um codificador, um menu aparece, e é possível selecionar a opção “Remove Encoder” e, o codificador será removido. Veja o menu:
Entidades do codificador
A. Modo de captura
B. Tamanho do vídeo de origem e taxa de quadros
C. Canais de áudio de origem e taxa de amostragem
D. Buffer de origem
E. Tempo de captura (duração)
F. Profile 1
G. Profile 2
H. Profile 3
I. Amostra de buffer - contagem de amostras para perfis. Esta é a contagem de amostra na fila esperando pela codificação. Se esse número aumentar, significa que o sistema não está adequado para codificação neste perfil.