DEFAULT PRESENTS
É possível utilizar predefinições, que são adicionadas automaticamente após a inclusão de um codificador. É usado para acelerar a opção add profile.
Perfis de Registro Pré-definidos
Pre-defined record profiles (opções de perfis de registro pré-definidos) fornecem opções de registro mais rápidas. Para ativá-lo, primeiro deve-se habilitar a opção Enable Simple Record (ativar registro simples), ela deve ser marcada. Em seguida, clicando no botão Edit Profiles (editar perfis) e, em seguida, uma janela de perfis será exibida.
Na janela a seguir, o usuário pode adicionar predefinições com as quais deseja trabalhar. Em seguida, pode editar configurações de saída e sobreposição. Agora, pode-se visualizar os perfis de registro pré-definidos, que podem usar depois de adicionar um codificador.
Depois de adicionar o codificador, na janela abaixo da janela de visualização, selecione a guia de saída e clique em Predefined record profile (perfil de registro predefinido). Escolha um dos perfis que deseja trabalhar e pressione o botão de gravação vermelho perto dele para iniciar a gravação.
Default Output
A saída padrão é configurações predefinidas para opções de saída. É usado para selecionar as opções de saída. É a mesma janela de saída na tela de Profiles.
Actions
Actions são algumas ações para operações personalizadas que podem ser feitas depois que alguns eventos ocorrem no Metus Ingest. Esses eventos são:
After Records is Completed (após a conclusão do registro)
After Record is Deleted (após a exclusão do registro)
After Record is Tranferred (após o registro ser transferido)
Unhandled Exception (exceção não tratada)
O usuário pode definir alguns aplicativos externos para serem executados com parâmetros específicos.
A ação que o usuário definir nesta seção, aparece em Custom Actions ações personalizadas da janela Output Profiles (saída nos perfis).
Playback
O player que o usuário usa para os arquivos gravados pode ser definido nesta seção. Existem duas opções:
Use System Default player (usar player padrão do sistema): ativa o player padrão do sistema, que provavelmente é o Windows Media Player.
Use a defferent player (usar um player diferente): qualquer tocador instalado para máquina pode ser definido como ativo para ingestar arquivos gravados.
Remote Control
A opção de controle remoto é usada para controlar o Metus Ingest no prompt de comando ou de outro software externo de terceiros, como o Telnet. A opção Enable é usada para ativar/desativar esse recurso. TCP Port (porta TCP) é a porta em que os usuários remotos usarão para se conectar ao Metus Ingest. A opção Enable Password (habilitar senha) é usada para solicitar senha quando o aplicativo externo deseja se conectar ao Metus Ingest. A opção Character Set é usada para superar problemas de codificação de caracteres em diferentes idiomas. Veja na próxima página a janela que corresponde as opções supracitadas.
Metadata
Todos os campos de metadados personalizados e da Library Metus podem ser usados. Além disso, durante a captura em lote usando o VTR, os valores de Time Code In-Out são automaticamente adicionados. O nome da fita também pode ser adicionado como metadados. Todos os metadados são salvos em um arquivo xml ou csv e criados automaticamente quando o arquivo de vídeo é gerado. Esses metadados podem ser perfeitamente analisados na Library Metus e em qualquer outro software de terceiros.
As configurações de metadados são:
-Save metadata file automatically (salvar arquivo de metadados automaticamente); salva todo o texto na janela de metadados como arquivo xml quando ocorre a divisão ou a captura de parada.
Auto add batch capture metadata (auto adiciona metadados de captura em lote) (Time code In-Out, nome da fita); durante a gravação VTR, adiciona automaticamente esses valores à lista na janela de metadados
Obs.: O Metus Ingest também suporta marcadores Adobe Premiere, o que significa que todos os marcadores adicionados em um vídeo capturado no Ingest serão visíveis como metadados no Adobe.
Index
A criação de índice perceptual de vídeo é ativada para o recurso Frame Matching (correspondência de quadros) na Metus Library. Durante a captura em tempo real, o Metus Ingest cria índices de vídeo para cada vídeo capturado. Uma hora de índice de vídeo leva aproximadamente 1 MB de índice. Esses arquivos de índice são salvos no banco de dados para correspondência de quadros de vídeo. A Metus Library compara um arquivo de imagem a todos os quadros de vídeo em dezenas de milhares de horas de vídeos em segundos e lista os melhores resultados correspondentes.
A opção Enable index creation (ativar criação de índice) é usada para ativar/desativar esse recurso. Save index files next - salvar arquivos de índice próximos a arquivos de mídia. Save index files next to media files - salva arquivos de índice próximos à captura de arquivos de mídia com o mesmo nome. Save all indexes to a common folder - salva todos os índices em uma pasta comum), criar todos os índices na pasta selecionada.
Hotkeys
Cada operação possui um atalho de teclado e esses atalhos podem ser realocados e personalizados de acordo com as necessidades do usuário. Hotkey Settings (configurações de atalho) é onde todos os atalhos de entrada são redefinidos.
Security (segurança)
Para aumentar a segurança no Ingest, uma senha pode ser definida pelo usuário e cada operação pode ser selecionada para ser protegida por senha. Quando o usuário habilita a segurança e define uma senha, o usuário pode escolher uma ou mais operações para solicitar senha.
O usuário pode usar a senha Only for this operation (somente para esta operação) (Change Mode) ou Unlock security for this session (Desbloquear segurança para esta sessão). O usuário deve digitar a senha para ambas as opções.
Se o usuário escolher desbloquear segurança para aquela operação de sessão, a função poderá ser reativada pressionando o botão Activate (ativar) em Security Settings (configurações de segurança). Caso contrário, o usuário pode fazer essas operações sem qualquer senha.
Sound Alerts (sons de alerta)
O usuário pode ativar alertas sonoros para as ações mostradas abaixo:
Endoder Run (execução do codificador)
Encoder Stop (parada do codificador)
Video Signal Lost (sinal de vídeo perdido)
Audio Signal Lost (sinal de áudio perdido)
O usuário pode habilitar alertas de som para essas ações, selecionando os arquivos de som.
Nota: Os eventos de sinal estão disponíveis apenas para fontes de DeckLink (no modo DS) e DeltaCast.
O usuário pode informar qualquer outro usuário, enviando um e-mail em caso de perda de sinal de áudio e vídeo. Para definir essa opção, você deve-se fornecer o endereço de e-mail e a senha do remetente.
Enable e-mail option (habilitar opção de e-mail) ativa todas as opções sobre configurações de e-mail. Ao marcar a opção que será mostrada logo abaixo, na caixa de seleção
Enable E-mail (ativar e-mail), pode-se enviar alertas sobre sinais de áudio e vídeo perdidos por e-mail.
Server é o nome do servidor de correio.
Port No é a porta que o servidor de e-mail usa para enviar os e-mails. Ao marcar Use SSL, o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) é ativado.
User - é o endereço de e-mail do remetente;
Password - é a senha do remetente.
To - é o endereço de e-mail do usuário para o qual os logs são enviados. O caractere ";" é usado para enviar e-mail para mais de um usuário.
Nota: Os eventos de sinal estão disponíveis apenas para fontes DeckLink (no modo DS) e DeltaCast.
Safe Network Recording (gravação em rede segura)
Use a opção de gravação em rede segura, codifique para um caminho de rede de forma segura, de modo que o Ingest codifique para uma pasta temporária local e, poucos segundos após o início da codificação, ele comece a copiar para o local de rede final.
Capture Cards
O usuário pode definir para cada placa de captura separadamente, se quiser, que as placas de captura sejam reinicializadas na execução. Esta opção pode causar de 1-3 segundos de atraso. Os cartões Decklink podem causar algum problema de sincronização de áudio. Portanto, se houver algum problema durante a codificação, essa opção impedirá esse problema.Também é possível configurar as placas Decklink para funcionar no modo LL (Low Level) ou DS (DirectShow) (como fonte e como saída).
Format Options (opções de formato)
Essa opção é para definir o limite de memória e bloco, ao se trabalhar com arquivos J2K.
DataBase
Essa opção serve para limpar arquivos antigos do banco de dados Ingest e reduzir o seu tamanho. Dependendo do fluxo de trabalho, o tamanho do banco de dados pode aumentar e, consequentemente afetar o progresso. Em alguns casos, a redução ocasional do banco de dados é muito útil.
Shrink Database Now (diminuir banco de dados agora): pode-se reduzir o banco de dados manualmente a qualquer momento.
Peridiocally Shrink Database (reduzir periodicamente o banco de dados): há opções de banco de dados em encolhimento, nas quais é possível ativar o banco de dados de redução periodicamente e ajustar as configurações desse período. Pode ser diário ou semanal.
Daily (diariamente): reduz o banco de dados todo dia.
Weekly (semanalmente): se semanalmente for selecionado, também pode-se selecionar qual dia da semana o processo de redução de banco de dados de deve iniciar. Em ambos os casos (diário ou semanal), o usuário pode selecionar qual hora do dia o processo de redução deve iniciar.
Em ambos os casos diários ou semanais, o usuário pode selecionar qual hora do dia deve começar o processo.
Delete Old Records (excluir registros antigos): o usuário pode ativar a limpeza de registros antigos e, em seguida, selecionar quais registros serão apagados
Reports: relatórios
Creat file records: registro de arquivos criados
Folder watcher file records: Registros de arquivos monitorados na pasta
Safe recording temp file records: Gravação segura de registros de arquivos temporários
Older than (....) days: Mais do que (...) dias - O usuário adicional pode ajustar que registros antigos serão apagados
Clear Records Now (limpar registros agora): começa a limpar registros antigos no momento que o comando é executado.
Snapshot General Settings (Configurações Gerais instantâneas)
Depois que um snapshot é salvo de um codificador, o Ingest abrirá um diálogo para que ele seja enviado para os endereços de e-mail predefinidos na lista de e-mail.
All Logs: Todas as ações e eventos são salvos como logs em um banco de dados. Na janela Metus Ingest Logs, somente os últimos 100 logs são listados. Essa opção permite que o usuário rastreie todos os logs, filtre e analise de acordo com necessidades específicas. Existem dois tipos de logs no Metus Ingest;:
Reports (relatórios): todos os erros, avisos ou informações relacionadas às ações são salvos aqui.
Files (arquivos): a lista de arquivos criados é mantida aqui neste menu.
Todos os registros são salvos em um arquivo chamado “Database.db3”, na pasta de instalação do Metus Ingest. Esse banco de dados de log pode ser enviado para o suporte da Metus para análise adicional em caso de problemas.
Veja a janela referente aos logs de ações.
Screensaver
Protetor de tela: em caso de gravação longa, o Metus Screensaver pode ser usado para proteger seu monitor. O usuário pode ajustar as configurações de acordo com a necessidade
Folder Watcher
Esta é uma ferramenta de inspeção/monitoramento de pastas, e é usada para automatizar as operações de transcodificação. O Metus Ingest observará a pasta especificada e transcodificará automaticamente para determinados formatos, sempre que um arquivo for descartado para a pasta monitorada. Vários formatos de destino (predefinições) podem ser definidos.
Nota: esta janela não deve ser fechada durante a operação, deve ser deixada aberta.
Settings
Watch Folders: nesta janela, a pasta e os perfis são e monitorados definidos.
Name : nome da tarefa da pasta monitorada
Directories: adiciona caminhos das pastas para serem monitorados
State: mostra o estado da pasta monitorada. Pode ser parado ou em execução.
Include sub folders: inclui subpastas para serem monitoradas.
Use manual file watcher: opção para utilizar o observador de arquivos manual. Ao ser habilitada, o usuário digitalizará a(s) pasta(s) em vez das janelas. Sendo possível inserir o valor do tempo entre as digitalizações.
Wait before transcode: aguarda o tempo antes da transcodificação: Se esta opção estiver desmarcada, o processo iniciará imediatamente. Ao marcá-lo, pode-se inserir um valor de duração de tempo de espera antes de começar.
Auto start on startup: significa o início automático na inicialização. Se esta opção estiver marcada, a transcodificação será iniciada automaticamente.