TOOL & STATUS BAR Toolbar
A Tool (barra de ferramentas) é um grupo de menus que são usados com mais frequência.
Diversos botões gravam e codificam simultaneamente.
Add (adicione) e remove (remova) os botões do codificador. Turn Sound Off significa que o som está ligado no momento e, caso não deseje que o áudio saia, basta clicar neste menu para desligá-lo. Essas ações não afetam a codificação. O som está “ligado ou desligado” apenas para pré-visualização.
Se o usuário clicar na caixa de seleção “Allow clipping” (permitir recorte), ele permitirá que se amplifique o áudio, e o alcance da forma de onda será recortado (distorcido). Esta funcionalidade serve para amplificar, isto é, a parte mais alta da seleção será a mais alta possível sem distorção.
Status bar
A Barra de status mostra o uso das qualificações do sistema, e exibe a porcentagem de uso de CPU, RAM e DISCO.
Preview screen
É possível assistir a qualquer mídia na tela de visualização. Pode-se obter as telas de visualização, bem como a fonte selecionada.
As telas de visualização estão em quatro formatos diferentes;
Free: no modo livre, você pode substituir as telas de visualização e ajustar seu tamanho de forma autônoma;
Horizontal Tile: As telas de visualização serão mostradas horizontalmente;
Vertical Tile: As telas de visualização serão exibidas verticalmente e;
Best Fit (melhor ajuste): as telas de visualização poderão ser dispostas no melhor local.
As opções de tamanho de tela de visualização são de: 50%, 100%, 200% e “Fit” (tamanho de ajuste). Ajustar, significa que o tamanho é ajustado conforme for inserido.
Cada codificador tem sua caixa de seleção no topo da tela de visualização, mas somente serão exibidos os codificadores verificados. Ao remover o “check” da caixa de seleção de qualquer codificador, a visualização desse codificador poderá ser removida da tela de visualização.
Na tela de visualização, existem alguns valores em cada codificador. Na parte superior de cada codificador, o nome do codificador é exibido. Do lado superior direito, a barra de buffer é mostrada e indica a latência de ingestão durante a codificação. Se ficar acima de 100, a barra fica amarela, o que significa que essa situação é crítica e a codificação deve ser interrompida. Do lado esquerdo do Preview, o Vumeter é mostrado, e do lado inferior direito, a duração do arquivo atual pode ser visualizada. Veja:
Barra inferior de pré-visualização: embora não codifique, esta barra é cinza e a duração é 00:00:00:00
Durante a codificação, a barra supracitada fica vermelha, e o tempo de duração continua aumentando até que a codificação seja interrompida ou pausada.
Quando a codificação é pausada, a barra fica amarela e a duração para de aumentar e aguarda
Durante a codificação, se ela for dividida, consequentemente será interrompida e começará a ser registrada em um novo arquivo e, por isso, a redefinição da duração e a cor da barra, que é vermelha, não serão alteradas.
Pane
O painel inferior é um grupo de janelas. Cada janela possui diferentes funcionalidades. Ao todo, são sete janelas, são elas: Report, Files, Output, Batch, Scheduler, Metadata e Tape Record, que serão explicados nas páginas seguintes:
REPORT: os eventos como a adição do codificador ou o início de novo aplicativo são relatados nesta janela. Os relatórios são divididos em três partes: Nome, descrição e data. O usuário pode limpar eventos antigos ou todos os eventos com os comandos no menu de contexto. Pode-se ocultar/mostrar informações na janela do relatório. Todos os eventos neste relatório podem ser pesquisados em Tools (ferramentas) => All logs (todos os registros). Ainda é possível realizar pesquisa de filtro dos eventos no campo inferior, apenas digitando uma parte do evento e, dessa formal, os resultados serão filtrados e exibidos.
Os arquivos de gravação são mostrados na janela exibida abaixo, com o nome do codificador, nome do arquivo, duração, tamanho e data. O arquivo selecionado pode ser excluído ou reproduzido no Media Player com os comandos do menu de contexto. Cada linha começa com uma caixa, que é colorida de acordo com o formato de arquivo.
Clicando com o botão direito sobre um arquivo, um menu será aberto, dentro dele, o arquivo criado pode ser reproduzido. Isso resultará na abertura do player padrão do sistema para abrir e reproduzir. Se for escolhido, o player do aplicativo de inserção reproduz o vídeo, ao invés do player padrão.
Qualquer arquivo pode ser excluído usando este menu. É possível também abrir a pasta que contém o arquivo. “Proteger” impede que a coleta de lixo exclua esse arquivo. Verificar a existência de registros remove as informações de arquivos, se eles forem excluídos ou removidos.
OUTPUT: é possível definir as configurações de saída.
Para isso, basta ajustar seus perfis de registro pré-definidos em Tools (ferramentas) -> Options (opções) -> Pre-defined Record Profiles (perfis de registro pré-definidos). Ao marcar “Creat” cria-se o índice de vídeo, que será usado na Biblioteca de Metus. Para consultar, clique em Tools (ferramentas) => Options (opções) => Index (índice).
Nota: Quaisquer alterações nesta janela serão afetadas, na próxima divisão ou reinicialização do codificador se a captura estiver em andamento. Exceto Rename Current File (renomear o arquivo atual) - ele funciona imediatamente.
As opções da janela Batch serão descritas abaixo:
ADD: adiciona a(s) tarefa(s) agendada(s) com pontos de Entrada e Saída à Lista de Progresso.
Delete: apaga apenas a(s) tarefa(s) programada(s) selecionada(s).
Export: exporta e salva a lista como arquivo de texto.
Reset: apaga o status na lista
Import: importa a lista salva para a Lista de Progresso.
Ping: atualiza a conexão entre o VTR e o computador
Settings: define os parâmetros de conexão entre o VTR e o computador
Tape Name: Nome da fita (opcional) é o nome da fonte.
Status: é a fase da gravação
O status e as cores da área são: completo - verde; posicionamento - amarelo captura- laranja; abortado – vermelho. Se o usuário colocar selecionar a caixa ao lado da área colorida, a gravação será feita, caso contrário, a gravação não será feita.Start indica o início da gravação, Out é o tempo final da gravação e Split se o usuário quiser dividir a gravação
Nota: Se o usuário ativar a divisão a partir de Profiles, verificando Record Limitation from Profiles (limitação de registro de Perfis), na aba Output (saída) no Ingest, não haverá efeito de divisão na janela Batch. “File name” (nome do arquivo) é o nome do arquivo com o resultado da gravação. Folder (pasta) é o nome da pasta do arquivo resultante.
Funcionalidades dos botões na janela Batch: