/
MANUALLY ENCODING (codificação manual)

MANUALLY ENCODING (codificação manual)

Após o(s) codificador(es) com vídeo e/ou fonte de áudio e perfis serem adicionados, o usuário pode fazer a codificação manualmente. Existem quatro opções para codificação.

 São elas: start, stop, pause e split (iniciar, parar, pausar e dividir).

Start – inicia a codificação. No mesmo momento, um novo arquivo é criado no caminho da pasta fornecido. No entanto, este arquivo não está disponível para reprodução até que a codificação seja feita. O arquivo criado com o botão "Start" será concluído e estará pronto para ser reproduzido e usado

  • Stop - está ativo somente durante a codificação. Tem a finalidade de finalizar a codificação manualmente.

  • Pause - para a codificação temporariamente. A codificação ainda não está completa. Se o botão de pause (retomar) for clicado novamente, a codificação continua. Se o botão Stop for clicado em vez de pausar, a codificação será interrompida permanentemente e a codificação será concluída.

  • Split - não para a codificação. Ele conclui o arquivo atual e cria imediatamente outro arquivo. Funciona como stop + start ao mesmo tempo.

Veja a aba com as opções para controle manual do codificador. Estes botões podem ser encontrados no menu da barra de ferramentas ou clicando com o botão direito sobre o codificador. Veja nas imagens abaixo.

Outra maneira de acessar esses botões é a partir do menu do codificador. Ou ainda utilizando os atalhos, como mostra a figura:

Múltiples Encoders (múltiplos codificadores): estes botões de gravação são para codificadores individuais, ou seja, trabalha-se com um codificador específico por vez. Mas, é possível que essas ações sejam aplicadas em codificadores de forma simultânea. Para executar tal ação, deve-se usar as opções “Start All”, “Stop All”, “Pause All” e “Split All”. Esses botões podem ser acessados ​​na barra de ferramentas, no menu de “Project” ou ainda usando as teclas de atalho exibidas no menu do “Project”. Veja:

Criando tarefas agendadas

 Tarefas podem ser criadas e agendadas com o agendador do Metus Ingest. A tarefa agendada irá gravar o codificador desejado no próprio formato desejado, mesmo que o usuário não esteja na frente do computador.

Para agendar uma tarefa, basta:

  1. Clicar na janela “Scheduler” na parte inferior da janela Metus Ingest.

  2. Clicar na opção “Add” na janela “Scheduler

  3. Clicar no botão “Yes” no modo Scheduler”. A janela de tarefa do agendador será exibida em alguns segundos. O nome da tarefa deverá ser inserido na barra de “task name”. Por padrão, a gravação será para todos os perfis adicionados ao codificador. Se desejar, a opção "Start all profiles" pode ser desmarcada e os usuários podem selecionar os perfis desejados.

Uma vez que a tarefa for agendada, ela será executada apenas uma vez, na data e hora definidas. Data e hora devem ser definidas em “Record Start” e “Record End”. A gravação iniciará e parará entre os intervalos de início e fim, apenas uma única vez. Veja a janela onde será feita as configurações de data e hora:

Periódico

É possível agendar uma gravação de tarefa, que pode iniciar e parar em uma data e hora definidas pelo usuário. A duração da gravação também pode ser definida na mesma aba.

Período predefinido

Hourly (por hora): permite que o usuário grave por hora e pela duração inserida. Como é uma programação periódica por hora, os intervalos de tempo não podem ser definidos.

Daily (diariamente): Permite que se registre diariamente a duração ou os intervalos de tempo. Metus Ingest irá iniciar e parar a gravação.

Weekly (semanal): Permite que se registre semanalmente a duração ou os intervalos de tempo. O Metus Ingest iniciará e interromperá a gravação no dia definido.

Custom Period (período personalizado): nesta opção, qualquer período personalizado pode ser escrito.

File Start: a data e hora indicam para quando a tarefa está agendada e será executada. Se o valor de duração for inserido, a gravação começa imediatamente com o horário estipulado. Se o valor dos intervalos de tempo for fornecido, ao invés da duração, a tarefa começará a verificar esse intervalo de tempo após a data e a hora de início do arquivo.

End (fim): esta opção mostra quando a tarefa irá parar de funcionar. Existem duas opções para isso: a quantidade de ocorrências pode determinar quantas vezes a tarefa funcionará e a hora e a data podem indicar o momento de finalizar a tarefa.

Veja a janela referente à definição de períodos:

O usuário pode salvar de forma fácil as tarefas agendadas e depois importar essas tarefas para mais tarde. Suponha que o usuário configure o codificador e dois perfis (DVD MPEG-2 e H.264). Ele deve clicar no botão “Add”, do lado direito da aba “Scheduler” para criar a tarefa e usar o recurso de importação. Como mostra a figura abaixo, altera-se o nome da tarefa como e define os horários de início/término do registro. Como pode-se notar, o usuário pode iniciar todos os perfis para gravar a fonte de mídia ou selecionar os perfis individualmente (Perfil 1 ou Perfil 2). Veja o menu:

As colunas Task Name dizem respeito ao nome da tarefa e Duration - duração. A próxima coluna, “Start” indica quando a tarefa iniciará a gravação. Neste exemplo, 16:55:00 é a hora e [11.03.2015] é a data. Remaining significa quantas vezes esta tarefa irá gravar. No exemplo abaixo, é “1”, portanto, só será gravado uma vez, porque a tarefa não é periódica. Com um exemplo periódico, seria assim:

Remaining (restante): esta coluna calcula automaticamente quantas vezes será gravado. No exemplo, são 22 vezes. Toda vez que começar a gravar, será diminuído um por um, até que a tarefa não tenha mais gravação. Se algum dispositivo de controle do switcher estiver conectado, a aba Actions poderá ser usada para definir alguma tarefa. Quando as configurações da tarefa são concluídas (uma vez ou periódicas), usando a guia Actions, qualquer entrada do alternador pode ser selecionada para codificar, de acordo com a necessidade do usuário.

  • Before Start (antes do Início): quando uma ou mais tarefas periódicas são fornecidas, até que o tempo de codificação chegue, a tarefa não altera as configurações de controle do comutador. Pouco antes do tempo de codificação, a tarefa ajusta o controle do alternador, conforme estipulado pelo usuário e inicia a codificação, de acordo com os ajustes.

  • After End (após o término): se algum ajuste for feito no controle do comutador após terminar, assim que a codificação for interrompida, a aplicação da Metus ajustará o controle do comutador de acordo com essas configurações. Em tarefas periódicas, a configuração final é aplicada, toda vez que a codificação é interrompida. Para ajustar as configurações do switcher, primeiro o dispositivo conectado à máquina de entrada deve ser selecionado. Depois disso, pressionando o botão “Add”, abre-se uma janela de configuração do comutador.

    Veja a janela referente as configurações de controle do switcher:

Para informações mais detalhadas sobre as configurações do switcher, consulte o menu Plugins. Como a tarefa funciona somente neste aplicativo de entrada, somente a saída deve ser selecionada. Por isso, é recomendável usar a opção “only selected outputs”, na janela “Edit” e selecionar essa opção. E é extremamente importante que não se adicione mais de um controle de alternador, exceto se houver circunstâncias especiais. Se as configurações “Before start” (antes do início) e " After End" forem concluídas, a seção de ação da tarefa será executada, clicando no botão "OK" e, então, essa tarefa será iniciada.

Suponhamos que precisamos de uma codificação sem interrupção periódica que seja repetidamente da entrada 1 e da entrada 2 para uma duração de 1 hora cada. Como duas entradas diferentes são necessárias para a codificação, deve haver duas tarefas diferentes. A entrada 1 será codificada por 1 hora de duração e 2 horas periodicamente, e o mesmo vale para a entrada 2, mas somente a diferença é que a entrada 2 começa a codificar 1 hora depois da entrada 1. Digamos que uma entrada comece sua codificação às 13:00:00, deve ser assim:

Scheduler Window

Esta é a janela de agendamento.

Lock (botão de bloqueio): bloqueia a adição, edição ou remoção na janela de programação. O Bloqueio disponível é exibido na cor verde e significa que as ações estão desbloqueadas. Bloqueio indisponível é exibido na cor vermelha e significa que está bloqueada determinada ação

Nota: para bloquear ações, a partir da configuração de segurança da janela de opções, a opção de Schedule deve ser verificada primeiro.

A funcionalidade é para ativar ou desativar todas as tarefas do cronograma. Verde significa que todas as tarefas estão ativadas e, se forem pressionadas, ficarão azuis e todas as tarefas serão desativadas.

Load (carregar) abre a pasta onde as tarefas foram salvas. Um projeto de tarefa(s) pode ser adicionado. (Observe que, quando um projeto de tarefa for adicionado, todas as tarefas com ele serão adicionadas, mas, antes disso, as tarefas atuais serão removidas.)

Save (salvar), as tarefas adicionadas podem ser salvas como um arquivo no formato xml.

Editar - qualquer tarefa selecionada pode ser editada. Ao clicar duas vezes sobre a tarefa selecionada, pode-se fazer a ação de editar.

 List Task Name (listar nome da tarefa): é possível ver o nome da tarefa agendada no menu “Scheduled Task's Name”.

Next Start (próximo Início): pode-se ver a próxima hora e data de início do registro agendado.

Duration (duração): é possível visualizar a duração agendada

Remaining (restante): significa quantas vezes esta tarefa irá gravar. Suponha que o usuário defina duas tarefas, conforme mostrado nas figuras abaixo. Como pode-se ver, os tempos de gravação para a primeira e segunda tarefas se sobrepõem. Portanto, o Ingest avisa o usuário com a caixa de alerta como pode ser observado na imagem abaixo. O usuário deve clicar no botão “No” para evitar que as tarefas se sobreponham. Veja na próxima página.

Conforme será mostrado na figura abaixo, o usuário salva as tarefas como Metus Ingest Schedule File (Test2Tasks.mi2sch). Este arquivo XML será usado para importar as tarefas agendadas para o Ingest.

Quando o usuário decide importar as tarefas para Ingest, ele abre o arquivo XML pressionando o botão “Load”.

Depois que o usuário seleciona o arquivo de agendamento e clica no botão “Open”, todas as tarefas aparecem na janela Schedule. Em seguida, o usuário clica para ativar o Schedule, conforme mostra a figura abaixo.