/
MENU ENCODER e STREAMING

MENU ENCODER e STREAMING

O menu que será exibido abaixo é nomeado de acordo com o nome do codificador selecionado. Suas ferramentas são para ajustar o codificador, veja abaixo as funcionalidades que apresenta e, em seguida a explicação de cada uma delas:

Edit Sources: abre a janela “Edit sources”, onde as fontes de vídeo e/ou áudio podem ser editadas.

Edit Profiles: abre a janela “Profiles”, onde os perfis dos codificadores podem ser editados ou novos perfis podem ser adicionados.

Remove Encoder: remove o codificador selecionado.

Encoding Options: há ainda as seguintes opções de codificação: Start, Stop, Pause e Split (iniciar, parar, pausar e dividir) são explicadas na seção “Manually Encoding”.

Enable Previews: ativa a tela de visualização do codificador selecionado

Disable Preview: desativa a tela de visualização do codificador selecionado. Settings:  abre janela de configurações para o codificador

MENU DE FERRAMENTAS (Tools menu)

No menu de ferramentas, podemos encontrar as seguintes funcionalidades: Options (opções), All Logs (todos os logs), Screensaver (protetor de tela) e Folder Watcher (pasta monitorada). Veja a seguir a explicação de cada um desses submenus:

 

OPTIONS

As opções de Ingest da Metus estão disponíveis em Tools (ferramentas)-> Options Menu (menu de opções).

Geral - O uso físico da RAM pode ser definido no menu “General”. Em caso de qualquer erro (Exceção não tratada), se uma ação for definida pelo usuário, essa ação aparecerá na seção “Exceptions anda Errors” (exceções e erros) da janela General (geral). A opção “Rename current file if naming format changes" (Renomear o arquivo atual e alterar o formato de nomenclatura) permite renomear um arquivo da janela de saída ao ingeri-lo. A opção “Disable file naming format history” (desativar histórico de formato de nomenclatura de arquivo), desabilita o histórico de formato de nomenclatura de arquivo na janela de saída.

View - Com a ajuda dessas opções, todas as janelas do aplicativo podem ser configuradas para serem carregadas ou não quando o aplicativo é iniciado. Essas janelas são player, batch capture (captura em lote), scheduler (agendador), reports (relatórios), file list (lista de arquivos), metadata editor (editor de metadados) e tape record (registro de fita). A opção “Show action bottons in full screen mode” (mostrar botões de ação no modo de tela inteira), autoexplicativa, ativa os botões de ação no modo de tela inteira. Esses botões são Start, Stop, Pause e Split (iniciar, parar, pausar e dividir). Quais botões serão exibidos podem ser escolhidos pelos usuários.

Project – o usuário pode escrever um caminho de pasta em “Default Project Folder” para manter os arquivos de projeto salvos nele.

Startup Project (projeto de inicialização) - existem opções para projetos quando o aplicativo é iniciado:

Create Empty Project (criar projeto vazio): o aplicativo inicia com um projeto vazio.

 Load Last Project Automatically (Carregar o último projeto automaticamente): o aplicativo inicia com o último projeto usado antes de fechar o aplicativo.

Load selected Project (carregar projeto selecionado): inicia-se a aplicação com um projeto selecionado.

Don’t ask save question before the project is closed (Não faça perguntas antes que o projeto seja fechado) - sempre que um projeto é fechado, uma caixa de diálogo é exibida antes do fechamento do projeto. Esta caixa de diálogo pergunta se o projeto deve ser salvo ou não. No entanto, esta janela de diálogo pode ser desativada.

Storage Management Metus

Para gerenciar o armazenamento, o Metus Ingest usa três tipos de procedimentos: Garbage Collection (coleta de lixo), Transfer (transferência) e - Sequential Fill (preenchimento sequencial)

  • Garbage Collection- o recurso de coleta de lixo fornece a exclusão de arquivos capturados mais antigos, caso haja uma capacidade de armazenamento limitada.

  • Transfer – o recurso de transferência fornece a transferência de arquivos capturados para outra unidade de disco ou para o armazenamento de rede.

  • Sequential Fill - fornece a possibilidade de capturar em várias unidades de disco sequencialmente.

A seguir, serão explicados mais detalhes sobre cada um deles.

Garbage collection

O usuário pode definir configurações quando o espaço livre em um disco é menor que um determinado valor em MB ou porcentagem. Também é possível fornecer o número de dias que devem ser mantidos, ou seja, se a configuração for de 30 dias, o Metus Ingest excluirá todos os arquivos com mais de 30 dias.

A opção “Enable Garbage Collection” (ativar coleta de lixo) permite que essas configurações sejam consideradas. A opção Remove deleta a pasta pai vazia dos arquivos excluídos e exclui todas as subpastas vazias após a exclusão dos arquivos. Ativar a ação Post (publicar), o usuário poderá escolher ações predefinidas. Folder List (lista de pastas) mostra pastas das quais o Metus Ingest excluirá os arquivos capturados. O espaço livre indicado aqui não é o espaço livre da pasta, é o espaço livre do disco em que a pasta se encontra. Em Folder Settings (configurações da pasta) pode ser escolhido de acordo com o tamanho ou a porcentagem. Digamos que o usuário deseje manter os arquivos somente das últimas 48 horas. A opção deve ser Always (sempre) e o valor deve ser de dois dias. Em vez de excluir, os usuários podem optar por mover os arquivos expirados para algum outro lugar na rede.

Na figura mostrada acima, a opção Enable Garbage Collection está definida, o que significa que o Ingest excluirá os arquivos capturados de duas pastas nos discos M e C.

Exclusão e os arquivos capturados são iniciados quando o espaço livre é menor que 10% desses discos (M e C). Os arquivos expirados são movidos dessas pastas para a pasta na rede.

Transfer

O usuário pode transferir os arquivos capturados para outra unidade de disco ou armazenamento de rede dentro de um período de transferência predefinido. O usuário ainda pode definir algumas ações pós-transferência. Pode copiar ou mover o conteúdo. É possível definir uma ação para o evento After Record is transferred (após o registro ser transferido) na seção Actions (ações), poderá ativar a transferência posterior dessa ação. A opção Enable transfer (ativar transferência) permite que essas configurações sejam consideradas. A opção de tempos de transferência preferidos é usada para programar os tempos de transferência que melhor se adeque à necessidade do usuário. Algumas ações predefinidas podem ser escolhidas para pós-transferência. Folder List (lista de pastas) mostra pastas a partir das quais o Metus Ingest transfere os arquivos capturados.

Nota: O nome da pasta dos arquivos capturados na Folders List (lista pastas) deve ser o mesmo com o nome da pasta na guia Output (saída) da janela Profiles.

 Sequential Fill

A opção Enable Sequential Fill (ativar preenchimento sequencial) permite que as configurações explanadas a seguir sejam consideradas. Minimum Free Space (espaço livre mínimo) pode ser dado por porcentagem ou por tamanho em MB. Fill order (lista de ordem) de preenchimento mostra as unidades de disco com sua capacidade e espaço livre.

Nota: Quando o preenchimento sequencial é ativado, a pasta escolhida nas configurações do perfil será ignorada. Portanto, o nome da pasta pode ser incluído nas configurações do nome do arquivo com um caractere “\”. Veja em Output Settings (configurações de saída).