SAÍDA DE DECKLINK
O Metus Ingest pode usar a saída da Blackmagic Decklink para reproduzir os arquivos.
Na janela Tape Record (registro de fita), clique no botão “Add” em “Output Encoder”
2. Uma janela pop-up será aberta como mostra a imagem abaixo:
Se o cabo RS422 estiver conectado, significa que o usuário deseja usar o controle de fita com controle total, escolha a segunda opção, senão, escolha a primeira opção que é somente para saída.
Na lista de Output Cards (cartões de saída), escolha o cartão Decklink adequado para a saída. Na opção Swap Field (trocar campo), escolha a que mais se adeque a necessidade. Clique em OK para fechar a janela.
Agora, Ingest está pronto para saída. O usuário precisa adicionar arquivos ou arquivos para reproduzir.
Clique no ícone “+” do lado esquerdo da janela.
Clique no botão de Record para iniciar e parar a reprodução. O Ingest irá reproduzir todos os arquivos (entre os pontos file IN-File OUT) como mostra a imagem abaixo.
Print to tape (tape record)
O usuário também pode fazer a mesma operação manualmente. Nesse caso, o VTR deve ser conectado ao computador em que o Metus Ingest é executado, via porta RS422 e, por ora, somente os cartões Decklink devem ser usados para imprimir mídia no VTR. As etapas para a impressão da fonte de mídia para o VTR são descritas abaixo em detalhes. Os cabos devem ser conectados a entrada de vídeo/áudio para o lado do VTR e saída de vídeo/áudio para o lado do Decklink para imprimir no VTR. Execute Metus Ingest, adicione em “File Source” um codificador e abra a fonte do arquivo, como mostra a figura abaixo. O usuário pode escolher qualquer arquivo de mídia, apenas para criar a fonte do arquivo como um codificador, ou seja, esse arquivo de mídia pode não ser o arquivo a ser impresso no VTR.
A fonte de arquivo de vídeo adicionada é exemplificada na figura abaixo. O usuário também deve fazer o mesmo procedimento para a fonte do arquivo de áudio.
Mais de uma placa de Decklink pode ser conectada ao PC que executa o Metus Ingest. Neste caso, o usuário selecionará o “Renderer” (renderizador) de Vídeo Decklink relacionado na janela “Select Source” (selecionar fonte), conforme mostra a imagem abaixo.
No visor, exibido no canto esquerdo da figura abaixo, nenhum VTR ainda está conectado ao Ingest, então, o usuário deve verificar as configurações de COM do Computer Management (gerenciamento do computador) => Device Manager (gerenciador de dispositivos) => Ports (portas)
Um cartão Decklink foi conectado à COM3 (Blackmagic RS422 Serial Port) no PC da imagem abaixo. Portanto, o usuário deve alterar a configuração da porta para COM3 clicando no botão “Settings” (configurações), conforme mostra a imagem abaixo.
Tape Settings (configurações da fita)
Port (porta): selecione a porta à qual o Decklink está conectado,
Delay: COM port delay em msec.
Leader Record (registro do líder): A duração do vídeo do líder antes do início do registro.
Trailer Record (registro de trailer): a duração do vídeo do líder após o término do registro.
Leader Video (vídeo do líder): O vídeo preto entre os registros.
Após essa seleção, o caminho do arquivo aparece na janela “Tape Record” (registro de fita). O usuário pode definir a duração do registro ajustando os parâmetros File In e File Out, como exemplificado abaixo:
Para começar a imprimir no VTR, o usuário deve clicar no botão preto. O cabeçote do VTR vira para a posição inicial e o status muda para a fase de posicionamento, conforme mostra a figura. Durante a impressão para VTR, o status muda de fase de posicionamento para gravação.
Na próxima figura, o usuário define 5 minutos. “Start TC”, que é o ponto inicial do contador para o primeiro quadro da fonte de vídeo. A duração da fonte de vídeo é de 4 minutos.
Todos os exemplos mencionados acima, são feitos com um arquivo de origem de mídia na lista de arquivos do “Tape Record” (registro de fita). O usuário pode imprimir mais de um arquivo de mídia no VTR e os arquivos na lista podem estar localizados na rede, conforme mostrado na figura acima. O usuário também pode alterar os tempos de início e término dos arquivos de mídia a serem impressos no VTR, modificando as colunas File In e File Out.
Na figura mostrada acima, a impressão dos arquivos de mídia do disco M para o VTR foi concluída e a impressão do último arquivo do servidor Metus para o VTR foi gravada. Na verdade, a duração do último arquivo é de 3 minutos e essa impressão foi concluída em poucos segundos.